A Cybercultura no ensino

O colunista semanal de Comcafé, Alessandro Kominecki, que publica às segundas-feiras, é professor de Geografia, especialista em Educação do Campo e membro da APP-Sindicato núcleo de Laranjeiras do Sul. Atua como professor na rede estadual de ensino do Paraná. 

Na contemporaneidade encontra-se uma pluralidade midiática, informações e notícias são transmitidas ininterruptamente e o acesso a estas mídias estão cada vez mais comuns socialmente, introduzindo a sociedade contemporânea à cybercultura, que se forma a partir do uso da rede de computadores através da comunicação virtual, da indústria de entretenimento e do comércio eletrônico. Fator que necessita de infraestrutura para que o emprego desta nova cultura seja globalizado.

Neste contexto, a escola por meio dos educadores necessita relacionar-se com a era tecnológica flexibilizando as metodologias pedagógicas com a cybercultura de forma eficiente, considerando que o corpo discente ingressa no ambiente educativo com novas percepções de realidade. Ao considerar as ferramentas midiáticas e a amplitude de seus conteúdos ociosos, o educador deve direcionar o processo de aprendizagem visando maximizar o aproveitamento dos discentes no uso das tic’s no ambiente educativo.

De acordo com Moreira (1997, p. 34) “um bom ensino deve ser construtivista, promover a mudança conceitual e facilitar a aprendizagem significativa.” Nota-se, que para isto ser possível, cabe ao profissional de sala aula nortear esta adequação curricular, fomentando nos alunos a busca pela pesquisa, pois, ao fazer uso de recursos tecnológicos, juntamente com as demais metodologias empregadas durante a aula, evidencia-se a formação de um educando com postura crítica e investigativa.

Assim, o currículo escolar depara-se com novas rupturas organizacionais, tanto na escola regular, quanto na educação do campo. Há renovações nas metodologias empregadas em sala de aula, e o desafio do acesso às ferramentas tecnológicas para usufruir dos benefícios midiáticos, pois em ambas as realidades há problemas quanto à disponibilidade afluente destes recursos.

Desse modo, vários são os desafios encontrados na execução de um trabalho docente que atinja com êxito os educandos pelo emprego de ferramentas midiáticas em sala de aula, de forma a contribuir favoravelmente com o desenvolvimento do aluno. O uso de metodologias com aportes midiáticos auxiliadores promove de fato maiores possibilidades compreensivas para os discentes. Porém, vários são os desafios encontrados para que haja uma execução satisfatória e sem imprevistos no desenvolvimento pedagógico, principalmente ao tratar-se da escola do campo, onde a introdução tecnológica é tardia e necessita de maiores reparos que área urbana.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Paulo Freire

Referências:

 MOREIRA, M.A., Caballero, M.C. e Rodríguez, M.L. (orgs.). Aprendizagem significativa: Um conceito subjacente. Actas del Encuentro. Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. pp. 19-44, Burgos, España, 1997.  Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf>. Acessado em 28 de abril de 2017.

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