Acordo com a prefeitura, os associados receberam capacitação na área de Segurança do Trabalho e manuseio do novo equipamento de prensa que será utilizado alternadamente pelas associações Dois Irmãos e São Francisco.

Dia de intrução para utilização do novo equipamento para prensagem de materiais.
Dia de intrução para utilização do novo equipamento para prensagem de materiais.

O equipamento para prensagem de materiais recicláveis adquirido pelo Governo Municipal a partir de um recurso da Tractebel Energia destinado para a melhorias nas condições de trabalho dos recicladores será cedido em comodato para as duas Associações que deverão utilizar na forma de rodízio, ficando o equipamento, cerca de 30 dias em cada entidade.

A Associação Dois irmãos, fica no aterro sanitário, a mais de 10 Km do centro da cidade. Já a São Francisco fica num espaço central e portanto polêmico, devido aos transtornos reclamados pela população. Esta funciona em espaço coberto numa antiga fábrica de conservas de propriedade do Movimento Sem Terra, cujo local foi cedido em comodato aos catadores. Já a Associação Dois irmãos, funciona a céu aberto. Ambas aguardam por barracões com instalações adequadas que proporcionem segurança na realização do trabalho, qualidade e melhorias na renda dos associados.

Prensa antiga da Associação São Francisco.
Prensa antiga da Associação São Francisco.

De acordo com a prefeitura, durante as palestras que aconteceram no auditório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, os afiliados às duas associações receberam equipamentos de segurança, como luvas, máscaras e botas.

Para a presidente da Associação Dois Irmãos, Doraci Fátima Almeida, a capacitação e o novo equipamento, trarão grande diferencial na rotina de trabalho dos associados. Ela agradeceu de modo geral, tanto ao Governo Municipal e Tractebel Energia como à população, por auxiliar no trabalho, deixando separado todo material reciclável.

Segundo a secretária de Indústria e Comércio Rosângela Ramos, o equipamento era uma necessidade de anos. “É uma forma de dar mais segurança aos cooperados, que ao receberem os equipamentos de segurança, estarão livres de contaminação e acidentes”, destaca Rosângela.

No entanto, como existe apenas uma máquina nova e será revezada entre as associações, as duas prensas antigas e que precisam de concertos seguem sendo utilizadas pelas associações. Os representantes das entidades esperam que a prefeitura viabilize o concerto das antigas prensas. Do contrário, nos períodos em que ficam sem a máquina nova, seguem com os mesmos problemas.

Os esperados barracões

Local de armazenamento na Associação São Francisco.
Local de armazenamento na Associação São Francisco.

Conforme explica o atual secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alcir Pires, a prefeitura dispõe do projeto e inclusive do recurso para a construção de um barracão que atenda as duas associações. Mas o problema tem esbarrado na licença ambiental que o IAP ainda não liberou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.