Escola Técnica de Laranjeiras do Sul e a educação tecnológica

Diego Mendonça.Diego Mendonça Domingues é Engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduado em administração tributária e integrante do levante popular da juventude. Todas as quintas-feiras, publica sua coluna no Portal Comcafé.

Após muitas confusões, desinformações, más notícias e receio de que a Escola Técnica de Laranjeiras do Sul não funcionasse, serão iniciadas aulas – finalmente – neste segundo semestre de 2016 para dois cursos: contabilidade e agronegócio. Além disso, existe a perspectiva da abertura do curso edificações para o início de 2017.

A educação em geral, e na área da tecnologia, em particular, necessita de um caráter formativo que não separe a qualificação da mão de obra, por um lado, e formação dos conhecedores dos processos gerais, de outro, ou seja, separação educacional de trabalhadores técnico-profissionais, e indivíduos patronais. A Escola Técnica não pode ser um ambiente de formação de trabalhadores qualificados apenas a ponto de produzir mais lucro para os empresários, mas sim um espaço de construção coletiva de conhecimento.

Apesar de a educação tecnológica no Brasil ser deficitária no que tange à praticidade e o ensino técnico ser uma proposição não essencialmente tecnológica (por falta de saberes científicos) deve ser proibido conceber o plano educacional e o projeto político pedagógico desses cursos no nível superficial do ensinamento de processos exclusivamente operacionais.

O que se pede ao Núcleo Regional de Educação e à Diretoria da Escola é um olhar voltado para a realidade da Cantuquiriguaçu, focado na realização profissional plena tanto dos indivíduos que serão formados nessa Escola com grande potencialidade, quanto coletiva do espaço urbano e rural do Centro-Oeste Paranaense.

Laranjeiras do Sul, munida de uma Escola Técnica a qual se pretende de excelência e de uma Universidade referência nacional, singularmente para o desenvolvimento agroecológico, tem o dever de despontar como uma das cidades mais promissoras do Estado do Paraná.

A Prefeitura Municipal, especialmente por meio da Secretaria de Educação, e a Câmara de Vereadores, principalmente via sua comissão de Educação, precisa trabalhar em conjunto com os outros organismos político-administrativos da República – neste caso Governo Federal no que se refere à Universidade Federal da Fronteira Sul, e Estadual no tocante ao Centro Estadual de Educação Profissional de Laranjeiras do Sul – com apoio dos Deputados Estaduais e Federais da Região e fazer da cidade um polo educacional que atraia ainda mais estudantes, professores e profissionais de todas as áreas os quais façam do Município não apenas um estágio curricular, mas sim sua residência fixa, para posterior desenvolvimento econômico geral da cidade.

Que a Escola Técnica de Laranjeiras do Sul seja referência de educação do interior paranaense! E que Laranjeiras do Sul se confirme agora como cidade ainda mais que empreendedora, uma cidade verdadeiramente integral.

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