UFFS – Comunidade Orgânica, pulsante, interativa e sustentável
*Com apoio da Ass. de Imprensa da UFFS

Além da produção de conhecimentos a UFFS injeta R$ 24 milhões/ano, no município e região.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), instituição de ensino superior pública e popular de
qualidade – e em permanente expansão –  existe em Laranjeiras do Sul, desde 2009, abrangendo mais de 400
municípios da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul – região historicamente desassistida pelo poder público, especialmente com relação ao ensino superior. Com relação à movimentação financeira, há um giro direto de R$ 2  milhões mensais, considerando o salários dos servidores, auxílios socioeconômicos, empresas que geram serviços como o Restaurante Universitário e Cantina, além de pagamentos de energia, água e telefone. Isto sem falar de movimentações de alunos não bolsistas, que se instalam em grande quantidade no município, locando imóveis e também consumindo.

Restaurante Universitário.

Desde seu primeiro processo seletivo, a UFFS favorece o ingresso de alunos oriundos de escolas públicas, reservando em torno de 90% das vagas na Graduação para estudantes que cursaram o Ensino Médio exclusivamente em escola pública. Isso reafirma o compromisso em garantir o acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade.

Antônio

Para o aluno Antônio Gabriel Zanela, 23, de Chopinzinho, que está no último ano do Curso de Agronomia, a experiência universitária, simplesmente é transformadora. “As experiências e convivência na comunidade universitária vão muito além do aprendizado profissional e formal. O conhecimento com outras pessoas, de diferentes estilos de vida, também agrega muito pra gente”, ressaltou Zanella.

Giuliana

Já, a caloura Giuliana Godói de Freitas, 17, de Nova Mutum MA, aluna de Engenharia de Aquicultura, o acolhimento recebido foi o que mais marcou, até agora. “Gostei muito da diversidade das opiniões já aprendendo a lidar e respeitar toda essa diversidade, é o primeiro desafio”, expôs Giuliana.

O Campus Laranjeiras do Sul oferta atualmente sete cursos de graduação, Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, Interdisciplinar em Educação do Campo:
Ciências Humanas e Sociais e Pedagogia.

Calouros 2018.

O curso de Pedagogia é o mais recente entre os cursos do Campus. Ofertado a partir deste primeiro
semestre de 2018 obteve aproveitamento total da oferta, preenchendo as 50 vagas disponíveis.

Além dos cursos de Graduação, o Campus Laranjeiras do Sul oferta quatro pós-graduações: duas especializações lato sensu – Economia Empresarial e Gestão de Pequenos Negócios e Realidade Brasileira; e dois mestrados stricto sensu – Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Um dos cardápios servidos como almoço aos estudantes.

Atualmente o Campus conta com, aproximadamente, 1.200 estudantes matriculados e aproximadamente 190 colaboradores, entre servidores docentes e técnico-administrativos, estagiários e terceirizados.

A Instituição desenvolve, além do ensino, projetos de pesquisa, extensão e cultura nas mais variadas áreas do conhecimento, a fim de atender a comunidade regional e despertar potencialidades, visando ao desenvolvimento por meio da ciência aplicada.

A Diretora do Campus, Janete Stoffel, enfatiza: “somos uma Universidade comprometida com a região, que através dos seus egressos e projetos executados, atua para gerar trabalho e renda e contribuir na melhoria da qualidade de vida da população”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.