UFFS promove oficina para sistematização do Núcleo de Agroecologia de Laranjeiras do Sul
Fonte: NEA Cantuquiriguaçu e AquaNea

experiência de sistematização da  UFFS, por meio do NEA e AquaNea  é a única no Paraná.


Oficina Nacional de sistematização dos Núcleos de Agroecologia na UFFS – Laranjeiras.

Promovido pelo Núcleos de Estudos NEA Cantuquiriguaçu e AquaNea, com presença de professores pesquisadores, agricultores agroecológicos e órgãos de atuação nacional acerca do tema, está sendo realizada nesta sexta-feira (24) e sábado (25), manhã e tarde, as oficinas de sistematização de experiências do Núcleo de Produção Agroecológica de Laranjeiras do Sul, no auditório do bloco A, da Universidade da Fronteira Sul (UFFS).

O encontro começou com uma rodada de apresentações e já com uma resposta sobre o que é sistematização, enquanto os participantes iam completando uma mandala (parte da mística), simbolizando o objetivo do encontro, conforme explicou uma produtora agroecológica: “sistematização é criar um sistema que organize as ações”, simplificou.

Núcleos de Estudos NEA Cantuquiriguaçu e AquaNea representam experiência dos núcleos de agroecologia do Estado do Paraná. O NEA Cantuquiriguaçu e AquaNea. Os Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) vem contribuindo com a formação e integração universidade e sociedade, buscando um aprofundamento numa perspectiva interdisciplinar que são aspectos fundamentais para consolidar a construção de uma reflexão socioeconômica sólida e a fundamentação técnico-científica da proposta de produção agroecológica. Dada essa importância dos NEAs, a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) desenvolve o projeto “Sistematização de experiências, construção e socialização de conhecimentos: o protagonismo dos Núcleos e Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia das universidades públicas brasileiras”. Inicialmente foram selecionados NEAs em cada estado para oficinas de sistematização de experiência.

No Paraná foram escolhidos os Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território da Cidadania da Cantuquiriguaçu – NEA Cantuquiriguaçu e o Núcleo de Estudos em Aquicultura com Enfoque Agroecológico – AquaNea do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

As oficinas são uma atividade chave para integrar a pesquisa, ensino e extensão. A construção das oficinas e de cursos de capacitação é um processo dinâmico que busca discutir criticamente as práticas dos Núcleos (NEAs) e Redes de Núcleos (R-NEAs) de Estudos em Agroecologia através do processo de sistematização inspirados nas práticas de Educação Popular e de suas experiências envolvendo grupos de agricultores ecológicos, técnicos de ATER, estudantes da rede pública e consumidores de produtos agroecológicos na Região Cantuquiriguaçu. Destaca-se também o envolvimento de entidades parceiras, como Rede Ecovida de Agroecologia, Ceagro, Cacia, CPC, Coproterra, Cooperjunho, APPA, Associação Terra Livre, Rede Consagro e Condetec.

Os NEAs contribui para diferentes aspectos relacionados a sustentabilidade ambiental, social e econômica em agroecossistemas na região da Cantuquiriguaçu e na geração e sistematização de conhecimento em Agroecologia e Produção Orgânica. Além disso, outros grupos como Grupo de Estudos e Extensão em Comercialização e Agroecologia (GEECA), Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) contribuem para o desenvolvimento de ações e fortalecimento da produção e comercialização solidária de alimentos ecológicos entre os agricultores familiares. A sistematização das informações do NEA contribui para destacar os avanços alcançados com a implantação do NEA na região da Cantuquiriguaçu como a formação, capacitação e produção de conhecimento em sistemas de base ecológica e produção orgânica, além da expansão e fortalecimento de atividade agroecológicas na região.

De acordo com os proponentes do encontro, espera-se que a consolidação do NEA permita ações continuadas e que sejam ampliadas em várias frentes com vistas ao desenvolvimento rural sustentável.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.