Bairros e pontos tradicionais de Laranjeiras do Sul: Fidelidade ao cliente é o destaque do Restaurante O Porão

Há 28 anos no mesmo endereço, o Restaurante e Lanchonete O Porão, se destaca por servir porções abundantes a preços honestos, tendo a tradicional bisteca suína a milanesa, como iguaria.

Iniciando a série de reportagens sobre os bairros e pontos tradicionais de Laranjeiras do Sul, a reportagem de Comcafé, comenta sobre o Restaurante e Lanchonete O Porão, há 28 anos, na esquina das ruas XV de Novembro e Vereador José  Ayres Oliveira, sob o comando do proprietário Odilor Belloni, atualmente com o auxílio da esposa Elza.

Autêntico ao nome, o estabelecimento situa-se no porão de um edifício comercial, servindo almoço, de segunda á sábado. O cardápio, cujo carro chefe é a bisteca suína a milanesa, é fixo, variando aos sábados, quando é acrescido de feijoada.

O almoço a lá carte e ao modo trivial, com excelente tempero e apresentação apetitosa, é servido em abundantes porções por pessoa, o que parece um exagero para alguns, inclusive pelo fato do preço ser acessível. No entanto, esse é o detalhe que mantem a clientela fidedigna,  conforme explica o proprietário.

Perguntado certa vez, se não seria interessante servir porções menores, o que poderia diferenciá-lo ainda mais no preço, o Odilor respondeu: “Meu publico tradicional e fiel são trabalhadores agricultores que vem do interior e também da cidade, mas que trabalham pesado e gostam de se alimentar bem no almoço. Eles gostam do jeito que eu sirvo, e esse é o público que gosto de atender”, pontua.

Aos sábados, o cliente recebe feijoada, arroz, batata frita, macarrão, a famosa bisteca a milanesa, contra filé, frango frito, três tipos de salada e maionese, na mesa, a R$ 22. Crianças pequenas não pagam. Durante a semana, o preço é ainda mais acessível e também serve marmita.

Bisteca suína a Milanesa – do Restaurante O Porão – que aos sábados, vem acompanhada de frango frito.

Ao falar que é de Laranjeiras do Sul, em outras cidades, a exemplo de Curitiba, não raramente ouve-se algum funcionário publico que roda o Estado ou vendedores, comentarem que costumavam ou costumam, mesmo quando de passagem pela região, almoçar no Restaurante O Porão, mencionando sempre a bisteca a milanesa.

Outros pontos tradicionais do centro da cidade e bairros de Laranjeiras do Sul, e suas peculiaridades, serão comentados nesta série, nos próximos dias. O objetivo é contribuir para um mapeamento histórico e cultural da cidade, que nos últimos anos, sobretudo por passar a ter uma Universidade Federal, vem recebendo muitos novos moradores. Acompanhe e sugira!

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.