Com ajuda de “todos os santos”, TULS segue para o 27º Festival de Inverno da UFPR

Depois de ter o transporte negado pelo município, a ida do TULS para Antonina se deve a muitas pessoas, entidades e empresas que se deram as mãos, compreendendo a importância da arte na vida de jovens que involuntariamente não poderiam arcar com as despesas, inclusive por fazerem parte de um projeto público.

Na Rodoviária de Curitiba , no aguardo de ônibus para Antonina, na manhã se sexta-feira (14).

Na noite desta sexta-feira (13), oito jovens atores do TULS – Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul, que iniciaram formação nas artes cênicas em 2016, por meio de um curso de extenção da Cia Palavração da UFPR – Universidade Federal do Paraná, com apoio da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul e Engie Energia, partiram em busca de mais conhecimento a ser compartilhado publicamente no município. Ao todo, serão 9 participantes do Tuls.

Eles participam do  27º Festival de Inverno da UFPR, que acontece em Antonina, Matinhos e Paranaguá, sendo que o TULS, se concentra em Antonina. Eles participam de uma gama de oficinas, voltadas para a formação teatral, além de desfrutarem e ao mesmo tempo observarem técnicas e performances de diversos espetáculos, vindo de diferentes regiões do Brasil.

“Foi uma semana muito tensa para podermos estar viajando para o festival, hoje. Infelizmente a arte ainda é vista como supérfluo por alguns setores que deveriam compreender o poder de transformação que gera, fazendo inclusive um trabalho preventivo de combate à muitas mazelas sociais. Felizmente, com a ajuda da sociedade, a qual reconhecemos o quanto se sobrecarrega com pedidos de apoio ao serviço público, estamos indo para Antonina”, disse a fundadora do TULS, Serli Andrade, expondo a dificuldade que o setor cultural passa, por não haver um planejamento público que possa atender as demandas mínimas de setores como o Teatro e outros, como o translado de grupos que precisam se apresentar ou aprimorar conhecimentos.

Diante da dificuldade do grupo que já se encontrava inscrito e com alojamento reservado (tendo tirado vagas num evento bastante disputado), a solução foi pedir socorro aos vereadores. Alguns apoiaram com as passagens daqueles que não poderiam comprar, e que seriam excluídos da oportunidade. Os vereadores Junior Gurtat, Marcio dos Alexandre, Valdivino e Sete, foram solidários ao grupo, além de algumas pessoas físicas (Marli Roth, Domielle Lodi e Gerciane Oliveira, Pedro Christofolli e Josy ( os dois últimos da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul).

“É só a gente pensar como seria a reação de um filho nosso que não pudesse participar de um evento dessa importância por falta de recurso, que não há como não ajudar”, disse o vereador Sete que custeou 4 das das 6 passagens completas (260 cada), que foram proporcionadas. O vereador pretende ingressar com um projeto criando o Fundo Municipal da Cultura, para que não aconteça mais transtornos que acabam tirando a paz dos artistas que desejem e precisem representar sua arte em eventos fora de Laranjeiras do Sul.

Houve ainda apoios da comunidade para alimentação do grupo, tanto em dinheiro como em produtos. Erva Mate Laranjeiras, Conafri Supermercado, Rádio Campo Aberto, Colégio SELS e Carvalho Advocacia.

Muitas das oficinas serão finalizadas com apresentações ao público, dando ainda a oportunidade dos participantes atuarem, durante o evento.

 

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.