Duas vezes mãe, e duas vezes pai

Diego Mendonça.Diego Mendonça Domingues é Engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduado em administração tributária e integrante do levante popular da juventude e publica sua coluna todas terças-feiras, no Portal Comcafé.

Hoje é feriado em Laranjeiras do Sul. Dia da padroeira da cidade – Santa Ana.

É hoje, também, o dia dos avós.

A figura mais emblemática da cultura religiosa ocidental é, sem sombra de dúvidas, Jesus Cristo. De acordo com a versão mais propagada de sua história é filho de família humilde, nascido em Belém de Judá e teria passado sua infância em Nazaré, local em que nasceu sua mãe Maria. Seu pai José seria adotivo, pois de acordo com os relatos bíblicos Jesus era o verdadeiro filho de Deus.

José, carpinteiro, provavelmente realizava corte de árvores e os mais diversos trabalhos com madeira, caminho que Jesus também seguiu.

Maria, a qual se posicionava como serva de Deus, passou a vida aguardando a morte do filho na cruz. Os pais dela, Ana e Joaquim, têm algumas narrativas apócrifas as quais remetem o nascimento de Ana à região de Belém e o de Joaquim à Galileia.

Ana e Joaquim, os avós de Jesus Cristo, seriam estéreis. Entretanto, já em idade avançada teriam tido a benção do nascimento de sua filha Maria. Santa Ana é a padroeira das mulheres grávidas e que desejam ter filhos, e ela e São Joaquim os padroeiros das avós e avôs que hoje comemoram esta data de lembrança especial.

Martinho Lutero fez a crítica à devoção à Santa Ana na época em que buscou a reforma da Igreja Católica. A Umbanda, em contrapartida, possui uma oração específica para os avós de Jesus.

Mais que disputas teóricas e busca de verdades históricas o que a humanidade necessita é da prática do amor.

Um grande beijo e abraço aos que, acredito eu, nos consideram e nos amam tanto quanto os próprios filhos. Aos que nos são duas vezes pai, e duas vezes mãe. Um beijo e abraço aos nossos avós.

Lembremo-nos deles sempre.

Mando, especialmente, essa pequena lembrança à minha avó Lenir, meu avô Dilceu – por parte de mãe – e à minha avó Venina e meu avô João – por parte de pai. Amo vocês!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.