Festa com degustação de pratos típicos da região cai no gosto de laranjeirenses e visitantes

“A exemplo de eventos que agradam as populações urbanas de grandes centros, em Laranjeiras do Sul, o “1º Inverno Gastronômico” que serviu 14 pratos típicos a preços simbólicos, com o objetivo principal de divulgar o trabalho de quem atua no ramo da gastronomia local e regional, agradou o público.

Além de responder bem, o público disse que gostaria de mais edições da festa.
Além de responder bem, o público disse que gostaria de mais edições da festa.

A festa promovida numa das ruas da cidade de Laranjeiras do Sul, servindo pratos típicos locais e de municípios vizinhos, começou na noite de sexta-feira (07), encerrando neste domingo (09), com grande participação e elogios do público, com cerca de seis mil refeições servidas. Os pratos foram vendidos ao preço de R$ 10. Música ao vivo e exposição de artesanato também atraíram gente de perto e de longe.

Prato típico  polonês de Virmond (Guonpec - espécie de charuto de repolho, recheado com arroz, salame, costelinha suína e temperos), acompanhado de pierogi e salada; ovelha ao molho de Laranja, de Laranjeiras do Sul, porco à floresta, de Porto Barreiro e entrevero de Pinhão, de Pinhão.
Prato típico polonês de Virmond (Guonpec – espécie de charuto de repolho, recheado com arroz, salame, costelinha suína e temperos), acompanhado de pierogi e salada; ovelha ao molho de Laranja, de Laranjeiras do Sul, porco à floresta, de Porto Barreiro e entrevero de Pinhão, de Pinhão.

Dona Aldina de Lourdes Bee, almoçava pela segunda vez no evento. Se depender da aprovação dela, as próximas edições estão garantidas e se possível, mais de uma por ano. “Gostaria que eventos como esse ocorressem mais vezes na cidade. A comida está ótima e gostei de todo o ambiente”, afirma.

Para o casal Amadeu e Maria Machado, eventos em praça pública como esse motivam as pessoas a saírem de casa e se socializarem. “É uma ótima oportunidade para a gente sair de casa, encontrar pessoas e comer bem”, disse dona Maria.

Opção alternativa para comemorar o Dia dos Pais
Opção alternativa para comemorar o Dia dos Pais.

Dentre os pratos típicos servidos, a ovelha ao molho de laranja, feijão tropeiro com frango caipira no tacho, entrevero de Pinhão, bolinho de carne seca e porco a floresta, foram bastante apreciados, com demanda acima do esperado pelos cozinheiros.

Para Tere Busanello Freire, extensionista da Emater e Coordenadora da Câmara de Turismo do Condetec, o evento ficou acima das expectativas de público e crítica. “O objetivo principal é desenvolver a gastronomia turística bem como o turismo em geral na região. Queremos falar da gastronomia regional de forma diferente. Tivemos a presença de participantes  de todos os municípios da Cantu”, disse.

Exposição de produtos da agroindústria, com certificação agroecológica, oriundos da Agricultura Familiar
Exposição de produtos da agroindústria, com certificação agroecológica, oriundos da Agricultura Familiar

A prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz participou do evento todos os dias e disse ter sentido que o público se identificou e quer mais edições, “muitos me disseram que poderíamos fazer uma festa assim em cada estação do ano. Pessoas de todas as iades, crianças e familias inteiras vieram. Também foi uma ótima opção para se comemorar o Dias dos Pais”, avaliou a prefeita.

A inciativa do evento foi da  Câmara de Turismo do Condetec – Conselho de Desenvolvimento do Território da Cantuquiriguaçu, Emater, Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, Sebrae, Adetur Lagos e Colinas e prefeitura de Laranjeiras do Sul.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.