MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE – A água nossa do dia a dia e o Fórum Mundial da Água
Por Pedro Ivan Christoffoli

A convite da amiga jornalista Serli Andrade, um grupo de professores da UFFS assume um desafio pensado há vários anos, de manter uma coluna periódica de reflexão sobre a evolução da sociedade moderna e seus impactos sobre o meio ambiente. A ideia é trazer dados e aprofundar discussões que possam provocar a reflexão e ação dos que se interessam pelo tema. Mas também aflorar o incômodo dos que o ignoram. As colunas serão assinadas e irão versar sobre diversos temas da atualidade, aproveitando das polêmicas e assuntos de momento. Obviamente não refletem por si a posição institucional da UFFS ou do jornal. A sugestão de temas e comentários serão bem vindos.  Um dos primeiros temas, que serão abordados ao longo de várias colunas, certamente, é o da água. Aproveitando a realização, no Brasil, do 8. Forum Mundial da Água, em Brasília neste mês, vamos analisar a situação do uso da água em nosso país e região, numa série de discussões.

 

Coluna 1 – A água nossa do dia a dia e o Forum Mundial da Água

 

O tema da poluição da água é caro para o movimento ambientalista, mas deveria ser para a humanidade, assim como para todos os seres vivos. A água forma a maior parte dos organismos vivos, no caso do ser humano mais de 60% é composto por água.  Da água existente no planeta apenas 0,5% é potável e é isso que torna tão importante que a utilizemos com cuidado, parcimônia, preservando-a para os usos nobres de sustentação da vida. Então, como anda a situação das águas em nosso país? e na nossa região? qual a qualidade da água que chega às nossas torneiras? que água é produzida na agricultura?

Isso mesmo, produzida! Afinal “produzimos” água ao utilizar as terras, preservar matas ciliares, proteger fontes. Produzimos um tipo de água ao definir uma estratégia produtiva baseada em venenos ou insumos naturais, etc. A água é fundamental para a produção agrícola sendo até mesmo um recurso disputado entre os usos de irrigação, uso para consumo humano e animal.

Contudo vivemos em uma sociedade que prioriza o lucro privado sobre o uso conseqüente dos bens comuns, gerando muitas contradições entre a sanha pelo resultado a curto prazo e a preservação desse bem fundamental.  O modo de produção atual nos leva a buscar o resultado de maior impacto sobre o balanço, a contabilidade anual, não levando em conta se o uso que fazemos dos recursos naturais os esgota, danifica, ou destrói e contamina irremediavelmente. Será isso mesmo?

O Forum Mundial da Água foi criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos em todo o planeta. Ele ocorre a cada três anos envolvendo entidades governamentais e organismos internacionais. Estabelece compromissos  a serem cumpridos pelos países. Contudo, tendo em vista o sequestro de muitos governos pelas grandes companhias privadas, que acabam impondo seus interesses econômicos, surge um movimento da sociedade civil se contrapondo ao Forum oficial, é o Forum Alternativo Mundial da Água (https://www.facebook.com/FAMA2018/).

Sugerimos que você, sua escola, seu grupo de amigos acompanhe, desde já, os debates, os dados levantados, as discussões de proposições a serem implantadas para podermos obter uma utilização da água voltada ao interesse dos povos e não das corporações que lucram em cima da escassez e privatização das águas

——————————————-

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.