NEUROCÊNCIA PARA A VIDA Por Marcio Martins

BOLO DE NEUROCIÊNCIA

Junte ingredientes e tenha um bom bolo de saberes… Falar de um assunto que nem sempre é tão comum e audível, acabamos por nos negar, ou por muitas vezes não dar a devida atenção, ainda mais em se tratando de algo que parece que tenha uma conotação médica, aqui no caso a dita cuja chamada de “neurociência”.

Essa tal de neurociência é de origem de múltiplas áreas do saber, porém especificamente é o estudo do SNC (Sistema nervoso central) e suas funcionalidades, …

No Brasil temos duas linhas bem definidas de estudos tal como a biologia e a neurociência, OU neurobiologia, assim como exemplo de estudos de impactos do sono no processo de aprendizagem, e como também a neurociência atrelada a robótica a exemplo da armadura do homem de ferro, que era somente ficção e hoje  – eureka – , é uma das francas discussões de roupas especiais para soldados.

Mas voltando – Funcionar aplicando – com mecanismos simples, no caso hoje “o aprender”,… aprende-se qualquer coisa desde que haja alguns princípios simples chamadas de funções executivas; memória, atenção, exatamente habilidades cognitivas que nem sempre damos a devida atenção.

Mas iniciamos como aprender fazendo algo, podemos dizer que seja um bolo; e o senhor e a senhora vão se unir em torna da missão possível que é fazer um bolo “sem farinha e sem ovos”, no entanto muitas pessoas devem estar se questionando – como?

Enfim a questão é um novo saber que repetido muitas vezes não necessitará olhar para a receita, entre o primeiro dia e a 20ª vez feito o bolo, fazendo as devidas substituições, esse novo saber não necessitará de artifícios como olhar a receita, já estará fixado na memória de longo prazo, gerando assim o que era um não saber da ligação entre novas conexões neurais chamadas de sinapses, ampliando o caminho dessas conexões profundamente armazenadas no hipocampo, região profunda do cérebro, isso sem antes ter passado pelo córtex pré-frontal, na realização das primeiras tentativas do bolo.

Marcio Martins é doutorando e mestre em educação, graduado em Educação Física, graduando em Neurociência e professor do Instituto Federal do Paraná.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.