Este espaço visa a valorização dos saberes do meio rural – Não queremos ser generalistas, queremos mostrar que o meio rural, o campo não representa o “atraso”, como muitas vezes equivocadamente é  insinuado, e sim avanços, modernidade, utilizando tecnologias de ponta e buscando informação, cujo público também é crítico e exigente.

Nosso foco específico é na agroecologia, que entendemos dever ser compreendida em uma dimensão integral, onde as variáveis sociais ocupam papel muito relevante. As relações estabelecidas entre os seres humanos e as instituições que as regulam constituem a peça chave dos sistemas agrários, que dependem do homem para sua manutenção, respeitando ainda os sistemas de conhecimento local e tradicional, onde reside o potencial que garante a dinâmica da biodiversidade ecológica e sociocultural.

A agroecologia surgiu como uma alternativa para enfrentar os problemas gerados pelo modelo de agricultura convencional industrial estabelecido com a revolução verde, especialmente os monocultivos agrícolas, responsáveis pela diminuição da biodiversidade dos sistemas naturais. De modo mais simples, a agroecologia pode ser definida como a aplicação dos princípios ecológicos para o entendimento e desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis.

É uma concepção recente de agricultura, e que a partir dos anos 90 passa a integrar muito mais dos conceitos sociais, econômicos e políticos em sua análise incorporando também a antropologia nas propostas de desenvolvimento rural. A agroecologia trabalha com a interação positiva entre as comunidades rurais e as disciplinas provenientes tanto das ciências naturais como das sociais: ecologia, antropologia, sociologia, agronomia, geografia, etc.

Por fim, a agroecologia é definida como um campo de conhecimento interdisciplinar que contêm os princípios teóricos e metodológicos básicos para possibilitar o desenho e o manejo de agroecossistemas sustentáveis e, além disso, contribuir para a conservação da agrobiodiversidade e da biodiversidade em geral, assim como dos demais recursos naturais e meios de vida.

Nosso propósito é promover ou questionar ideias de interesse coletivo e não uma ou outra pessoa.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.