O paraná é um dos 15 Estados inclusos na medida que atinge 2.020 municípios, e foi tomada em virtude de problemas nos aparelhos. Segundo a agência, muitos telefones estão quebrados ou são insuficientes para atender à demanda. A gratuidade permanecerá até 30 de outubro ou até que se atinja a cobertura exigida por lei.

Telefones públicos da Oi, agora fazem ligações gratuitas para interurbanos.
Telefones públicos da Oi, agora fazem ligações gratuitas para interurbanos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou no início desta semana, lista de municípios onde as ligações realizadas de orelhões da operadora Oi deverão ser gratuitas.

A medida é uma punição em virtude da indisponibilidade da planta de orelhões, que deve ser de no mínimo 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões (acesso coletivo). Segundo a Anatel, na medição feita em 31 de março a Oi não atingiu esse patamar nesses estados.

As ligações serão gratuitas até que os patamares de disponibilidade sejam alcançados, afirma a agência.

Novas medidas
Estão previstas novas medições para 30 de agosto de 2015, 29 de fevereiro de 2016 e 30 de agosto de 2016 e a cada seis meses.

Os telefones públicos que não alcançarem os patamares mínimos nessas medições terão gratuidade também, a partir de 1º de outubro, para ligações de longa distância nacional. A partir de 1º de abril de 2016, a gratuidade se estende para telefones móveis com o mesmo DDD; e a partir de 1º de outubro de 2016, para os telefones celulares com DDD diferente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.