Pão de queijo à mineira: dicas para garantir lanchinhos saudáveis e saborosos para a criançada, nas férias e dia a dia

 

Por Serli Andrade

A dica testada e aprovada da semana é pão de queijo caseiro, realmente com queijo, garantindo sabor e nutrição ao pequenos, acompanhado de um suco natural ou de origem não transgênica

Pão de queijo fresquinho é um dos lanchinhos preferido do Vicente, 5 anos.

Para quem mora em regiões como Laranjeiras do Sul, onde há produção leiteira e muitos produtores fazem queijos coloniais com leite cru, é possível encontrar um dos principal ingredientes para um excelente pão de queijo semelhante aos tradicionais mineirinhos, com facilidade. O pão de queijo, é uma opção que agrada muito o paladar de crianças e adultos e se planejada a organização doméstica, reservando um período para a produção caseira, pode se fazer e armazenar uma quantidade para ser servida diversas vezes, facilitando a rotina diária no cuidado alimentar, principalmente para quem tem que dar conta do bem estar das crianças, neste período de férias, ou na jornada diária, após o volta às aulas.

Com a intenção de contribuir com uma alimentação saudável e nutritiva às crianças, o site Comcafé fará uma série postagens com sugestões e receitas que ajudem pais, mães e demais responsáveis no dia a dia com eles:

PÃO DE QUEIJO À MINEIRA

Ingredientes:

500 g polvilho azedo

Entre 300 e 400 g queijo colonial curado e ralado (no lado mais fino do ralador). A quantidade de queijo pode variar de acordo com o desejo de deixar o ingrediente mais marcante ou mais suave.

2 ovos inteiros

1 copo de leite

2 copos de água

1/2 copo de óleo de soja (melhor substituir por óleo de milho ou girassol)

Quantidade necessária de sal para corrigir o sal do quijo

Como preparar:

Deixe todos os ingredientes organizados em porções separadas e aqueça até subir fervura o leite junto com a água e óleo. Com uma colher de pau, abra espaço no centro do polvilho que deve estar numa bacia com espaço suficiente para receber e trabalhar com todos os ingredientes.

Despeje os líquidos no momento que levantam fervura, e misturando com a colher de pau, escalde o polvilho, aproveitando a temperatura quente para agregar o queijo ralado que vai derretendo e se misturando. Quando já estiverem bem misturados e o calor excessivo, mais baixo, acrescente os ovos e siga incorporando todos os ingredientes, já experimentando a necessidade de corrigir o sal.

Assim que o calor for suportável para por as mãos, finalize o processo de mistura, amassando e assim que a massa estiver bem homogênea, lave as mão e comece a enrolar bolinhas no tamanho desejado (quando a massa fica adequada, não precisa passar óleo nas mãos para enrolar, evitando excesso de gordura). Se for, ou o que for consumir já em seguida, pode ir organizando na forma para levar ao forno em 280 °C  (o tempo de forno varia de acordo com o tamanho dos pães de queijo), mas devem ficar com coloração dourada.

Já para armazenar, as bolinhas devem ser colocadas lado a lado num prato que caiba no freezer da geladeira e após congeladas, podem ser armazenadas em saquinhos, podendo ser mantidas para consumo por até 6 meses.

Sugestão: Se ainda tiver pique para preparar um suco natural, que pode ser das mais variadas frutas frescas, ficando ainda mais divertido quando misturadas e combinados sabores, ótimo! Já, se o seu empenho na cozinha não for pra tanto, os sucos com leite de soja não transgênica da Ades, que têm diversas opções em sabores, são uma boa alternativa (meu filho Vicente, foto, tem preferência pelo de sabor morango).

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.