Primeiros pinhões já são comercializados por vendedores ambulantes em Laranjeiras do Sul

De acordo com as normas e instruções do Instituto Ambiental do Paraná, a colheita e comercialização do pinhão é permitida desde o dia 01 de abril de 2017.

As normas e as instruções para a colheita, transporte e comercialização do fruto estão estabelecidas na portaria do IAP nº 046/2015. O objetivo da regulamentação é garantir o consumo sustentável de forma a garantir a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção e símbolo do Paraná.

Uma das exigências e de que seja respeitada a maturação natural da pinha, pois além de ser nesse período que ocorre a reprodução da araucária, uma árvore extremamente importante para a nossa biodiversidade, o fruto serve como alimento para diversas espécies da fauna.

A portaria do IAP ainda proíbe, independentemente da data, a comercialização das pinhas verdes, quando o pinhão apresenta a cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Nesse estado as pinhas podem conter fungos e ser prejudicial à saúde.

Economia

A comercialização do pinhão proporciona uma renda importante no período para muitos extrativistas e revendedores que circulam pela região com o fruto bastante apreciado e utilizados para incrementar receitas com seu sabor exótico. Um vendedor ambulante que vendia pinhão na esquina da Rua Expedicionário João Maria com Av. Ivan Ferreira do Amaral, neste domingo (09), praticava o preço de  R$ 20, por 2,5 Kg do produto. Mais barato que ano passado, quando se vendia 2 KG pelo mesmo valor.

Segue receita testada e aprovada por Comcafé:

FAROFA DE PINHÃO

Rendimento: 4/6 pessoas
Tempo: 30 minutos

 

Ingredientes

  • 300 gramas de pinhão cozido
  • 100 gramas de bacon picado em cubos
  • 1 colher de manteiga
  • Sal e pimenta à gosto

Modo de Fazer

  1. Descasque o pinhão e triture-o (pode ser no processador, mixer, liquidificador ou no modo tradicional mesmo);
  2. Em uma panela, derreta a manteiga e frite o bacon até que ele comece a ficar dourado;
  3. Acrescente o pinhão já cozido e triturado;
  4. Tempere com sal e pimenta!

Você pode ficar a vontade para acrescentar calabresa, carne moída, cheiro verde, uva passa, farinha de mandioca e por aí vai, deixando do seu jeitinho!

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.