Projetos promovem oficinas de formação para a introdução de frutas nativas no PNAE

As atividades foram realizadas nos dias 7 e 20 de fevereiro em Goioxim e Laranjeiras do Sul

Oficina em Laranjeiras do Sul

Os Projetos  “Implantação do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e produção Orgânica na Região da Cantuquiriguaçu (PR)” e  “Mapeamento de Canais de Comercialização para Frutas Nativas no Território Cantuquiriguaçu (PR)”, desenvolvidos pelo Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais e pelo Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (NEA-SSAN Karu Porã) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, promoveram oficinas de formação para a introdução de frutas nativas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

As oficinas foram realizadas nos dias 7 e 20 de fevereiro. No dia 7, as atividades foram desenvolvidas no Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, e contaram com a participação 33 cozinheiras e auxiliares, além da nutricionista do PNAE do município de Laranjeiras do Sul. Já no dia 20, as atividades foram realizadas no município de Goioxim (PR) e contaram com a participação de 08 cozinheiras e auxiliares, além da nutricionista do PNAE daquele município.

Oficina em Goioxim

As oficinas foram ministradas pelas bolsistas do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável Lilian da Silva e Ana Beatriz Maia e pelo bolsista de Iniciação Científica Jailson Nunes, com a coordenação do docente Julian Perez Cassarino.

Conforme Cassarino, “as atividades buscaram ampliar o acesso e aceitação das frutas nativas na alimentação escolar, trazendo não só aspectos do resgate da cultura e hábitos alimentares regionais, mas também a importância da conservação da floresta e sua biodiversidade”. Para o docente “a participação das cozinheiras e auxiliares foi muito boa, todas se envolveram e avaliaram positivamente a atividade, inclusive demandando novas oficinas com outras temáticas”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.