Tecnologias como ruptura ao ensino tradicional

O colunista semanal de Comcafé, Alessandro Kominecki, que publica às segundas-feiras, é professor de Geografia, especialista em Educação do Campo e membro da APP-Sindicato núcleo de Laranjeiras do Sul. Atua como professor na rede estadual de ensino do Paraná. 

A educação não só precisa estar relacionada com as tecnologias da informação e da comunicação (TIC), como também, necessita de mudanças nas metodologias pedagógicas com intuito de despertar maior interesse e rendimento em sala de aula por parte dos educandos.

 

Os jovens dessa sociedade moderna possuem seus interesses diários voltados às novas tecnologias, os quais na
maioria das vezes em ambiente escolar não encontram essa relação, refletindo em seu desempenho de aprendizagem.

As tecnologias na educação como ferramentas de ensino, por um lado, disseminam com maior ênfase o conhecimento contemporâneo globalizado, e por outro lado, desencadeiam nos alunos um maior interesse e entendimento dos conteúdos através de vídeos, imagens, jogos, e literaturas virtuais. Em linhas gerais o uso tecnológico em ambiente escolar, rompe o ensino tradicional, para potencializar um ensino diferencial, crítico, atrativo, e interconectado com o conhecimento produzido pela sociedade contemporânea.

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