Segundo prefeito interino, se for decisão do grupo que está apoiando no momento, poderá ser candidato para o novo pleito. Lineu Gomes também se coloca como pré candidato

Uma nova eleição deve ser realizada em Nova Laranjeiras após o indeferimento da candidatura de Eugenio Bittencourt, candidato que venceu as eleições em outubro do ano passado. De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Laranjeiras do Sul, Francisco Sobieray, não há previsão de quando pode ocorrer o novo pleito. Ele afirma que ainda há recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos advogados do candidato eleito, com pedido de explicações sobre a decisão de indeferimento de candidatura que está em análise, o que ainda não definiu o fim do processo. Enquanto isso, o município segue sendo comandado pelo eleito presidente da câmara de vereadores, Altamiro Scheffer (PSB).

Segundo Sobieray, o TSE está em férias até dia 31 de janeiro o que deixa o processo sem análise até essa data. Após isso, os advogados de Bittencourt ainda poderão recorrer para o Supremo Tribunal, o que segundo o chefe do cartório, torna transito em julgado (sem decisão), por isso o Tribunal Regional Eleitoral (TER) não prepara a nova eleição. “Vamos aguardar o desfecho do processo de registro de candidatura para então o TRE-PR determinar a resolução que vai disciplinar as novas eleições, desde as datas para convenções, registros de novas candidaturas e prazos para campanha”, destaca Sobieray.

Até o momento o que foi determinado pelo TSE é um calendário de possíveis datas para as novas eleições em todo o Brasil o que não limita prazos, tendo em vista, que para cada mês do ano há uma data para uma possível eleição.

NOVO PREFEITO

Enquanto não há desfecho desse processo o prefeito interino do município, Altamiro Scheffer, conta que se sentiu surpreso em ser prefeito, mas que assume com honra e que governará o município para todos os novalaranjeirenses. “Me sinto honrado em estar prefeito de Nova Laranjeiras, é a realização de um sonho antigo meu. Não faço mais nada por impulsão e vou conduzir os trabalhos com determinação e tranquilidade. Acredito que serei um bom gestor”, comentou.

Ao ser questionado se disputará as novas eleições Altamiro é cauteloso e conta que estava no grupo do ex-prefeito Lineu e que sofreu acusações de traição por participar agora da chapa que teve como candidatos Eugenio Bittencourt e Altair Wrublack. “Eu não traí eles, o que aconteceu é que eu não fui valorizado, agora estou sendo valorizado com novos parceiros e serei fiel a eles. Sobre a nova disputa, quem o grupo escolher eu vou apoiar, será decisão da maioria e se acharem que eu devo disputar as eleições irei, se não, aceitarei com naturalidade e não vou contra os princípios do nosso grupo”, destaca o prefeito interino que concluiu afirmando se sentir grato com a confiança que recebeu.

O QUE DIZ O PREFEITO ELEITO E IMPEDIDO

Eugenio Bittencourt

Eugenio Bittencourt que ainda aguarda os desfechos do processo de indeferimento de sua candidatura enfatiza que se sente vitorioso porque teve a maior quantidade de votos em outubro. “Para mim isso é muito importante, pois é o reconhecimento da população pelos oito anos que tive como prefeito junto da minha equipe. O anseio do nosso grupo foi mudado através dos bastidores, através da justiça, tivemos uma grande articulação política e uso do poder financeiro que tem nossa oposição. Eles conseguiram fazer com que o TSE desse esse resultado”, destaca.

Bittencourt ainda ressalta que deverá apoiar o novo candidato do grupo em que disputou as eleições. “Com certeza o nosso grupo que venceu as eleições vai apresentar um candidato que represente nosso sonho, nosso projeto para a cidade e com certeza estarei junto, apoiando e trabalhando por uma Nova Laranjeiras melhor”, completa.

A SITUAÇÃO DO EX-PREFEITO E SEGUNDO COLOCADO NAS ELEIÇÕES SE COMPLICA

Lineu Gomes

As contas do ex-prefeito Lineu Gomes do ano de 2014 foram reprovadas no Tribunal de Contas da União (TCU). Isso complica a situação de Lineu na disputa eleitoral, tendo em vista que se reprovadas pela câmara de vereadores do município atenua o desgaste político. Considerando ainda que hoje quem está no comando do município é sua oposição. Vale ressaltar que as contas ainda não chegaram para votação na câmara de vereadores.

Em entrevista o ex-prefeito afirma que até o momento não tem contas reprovadas. “Meus adversários políticos sempre foram da mentira. Não existe reprovação, há muita especulação mas todas minhas contas vieram com parecer favorável”, afirma.

Questionado se vai disputar o novo pleito neste ano, Lineu se coloca como pré candidato. “Sou movido pelo povo e se o povo decidir, através de pesquisar que vamos realizar, que devo disputar as eleições eu irei para honrar os 3011 votos que tive na ultima eleição”, destaca.

O ex-prefeito afirma ainda que sempre trabalhou com honestidade até dia 30 de dezembro. Segundo ele, deixou mais de R$ 4 milhões nos cofres que devem ser destinados em obras e R$ 1,2 milhão na conta livre da prefeitura e por isso é digno de ser candidato novamente. “Se me escolherem novamente para ser candidato dessa vez é pra ganhar”, conclui.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.