A prioridade da vacinação, conforme determina o protocolo ministério da Saúde é direcionada a pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores dos serviços de saúde, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, portadores de doenças crônicas e presidiários.

Vacina trivalente já está disponível em Laranjeiras do Sul.
Vacina trivalente, já  disponível em Laranjeiras.

A vacina Trivalente que combate o vírus H1N1 e mais dois tipos de gripe chegou em Laranjeiras do Sul na terça-feira (19), e na tarde do mesmo dia, já foi distribuída nos Posto de Saúde que começaram a aplicação nas pessoas consideradas do grupo de risco, que compareceram às unidade.

A previsão inicial era de que as doses da vacina só chegassem na véspera da campanha oficial, que será dia 30 de abril. No entanto, como a Sesa – Secretaria de Saúde do Estado, enviou antecipadamente a remessa, o município já começou a imunização.

De acordo com a responsável pelo departamento de Vigilância Epidemiológica, na Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Massuqueto, o município recebeu 3 mil doses, com o objetivo de imunizar o grupo de risco. “Não teremos vacinas para quem estiver fora do grupo de risco. Seguiremos o protocolo do Ministério da Saúde”, ressalta.

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, não houve nenhum registro de infectados com o vírus H1N1 no município. No entanto, em municípios vizinhos, recorrentes notícias registram a confirmação da doença.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.