De alguma forma, a orientação da família e escolar falharam. Eles se envolvem com o crime, não conseguem trabalho e não há incentivo ou orientação para que esses adolescentes sejam resgatados or algum projeto que oferte suporte formativo. E assim lhes resta o Cense ou a cadeia, após os 18.

Jovem que precisaria ser encaminhado para uma formação sócio-cultural.
Jovem que precisaria ser encaminhado para uma formação sócio-cultural.

Em apenas uma semana, a Polícia militar de Laranjeiras do Sul, relatou em três boletins, o envolvimento de adolescentes com drogas e portando armas. Num deles, três jovens foram flagrados, saindo do ponto de tráfico, que foi desmantelado. noutro, a foto do garoto é estampada, pois juntamente com alguém de sua família, escondia armas no matagal, próximo de sua casa, em Nova Laranjeiras. Na última ocorrência, enviada na noite desta quinta-feira (18), mais um adolescente de 18 anos, foi preso com uma espingarda calibre 22 e 94 cartuchos, também em Nova Laranjeiras.

Numa situação informal, a reportagem de Comcafé, deparou-se com um rapaz de 22 anos, que numa instituição bancária da cidade, pedia ajuda para ver o saldo da conta, alegando ser analfabeto. Perguntado sobre, seu acesso à escola, disse que frequentou uma instituição, mas  como ajudava a família trabalhar na roça, no interior, acabou desistindo. “Lá no interior não fazia tanta falta. Mas agora que viemos morar na cidade, no Loteamento Gaúcho, não consigo arrumar emprego, por causa disso”, comentou o rapaz.

Tais fatos seriam suficientes para que se pensasse em projetos sócio-culturais que envolvesse esse público. Mas o que temos? Basta ver como está a estrutura do Centro Cultural, onde adolescentes como esses, poderiam ser orientados a procurar algo que lhes desse alguma oportunidade.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.