Infraestrutura na área rural, reposição automática do efetivo da segurança, rediscutir o modelo regional de saúde e resgate da educação, são prioridades, diz Dr. Rosinha

Construir a estrada que liga Laranjeiras do Sul à Quedas do Iguaçu, é uma urgência de infraestrutura na Cantuquiriguaçú, disse o pré-candidato ao governo do Estado, Dr. Rosinha, destacando que o planejamento da gestão, considerando as peculiaridades regionais faz parte de seu plano de governo.
Como pré-candidato ao governo do Estado, Dr. Rosinha visitou a Região da Cantuquiriguaçu, nesta sexta-feira (10), onde conversou com lideranças sobre as demandas locais e estaduais, e analisou a conjuntura política nos diversos âmbitos, em plenária realizada no início da noite, em Laranjeiras do Sul.
Sobre agricultura, Dr. Rosinha destacou a infraestrutura como uma prioridade. Ele destacou a importância da construção da estrada que liga Laranjeiras do Sul a Quedas do Iguaçu, além do estímulo da implementação e sustentabilidade do empreendedorismo sustentável, que segundo ele, são as pequenas e médias empresas. “É comum vermos os gestores apostando nas grandes empresas, que sempre se estabelecem em troca de muitas isenções. Aí, quando acontece de quebrar, deixa toda uma população desempregada”, enfatizou o pré-candidato, que salientou ainda as dificuldades que tanto os grandes produtores que apoiaram o “golpe” estão sofrendo, assim como os pequenos.
Dr. Rosinha disse que seu método de governar será o principal diferencial de sua proposta, que é fazer uma gestão com planejamento. “Começo por uma rediscussão da regionalização da saúde, que considero uma necessidade urgente, bem como a integração do sistema, por meio do tele saúde, desburocratizando e aproveitando melhor a estrutura já existente” aponta.
Com relação à segurança pública, Dr. Rosinha destaca a reposição automática do efetivo, investimento no serviço de inteligência e desburocratização no atendimento, que de acordo com ele, hoje toma tempo do pouco efetivo. Ele complementa que a situação da reposição do efetivo é semelhante em praticamente todas as áreas. Mas que no caso da educação, o principal desafio será não aplicar o currículo nacional que tira filosofia e sociologia das grades do ensino fundamental. “A primeira medida na educação é resgatar a hora atividade e o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), dentro das universidades públicas.
Dr. Rosinha falou ainda sobre a necessidade da criação da secretaria da mulher, para que o Estado do Paraná passe a ter uma política de Estado de proteção dos direitos das mulheres, e que contenha a violência, realizando um trabalho de reeducação que combata o machismo. “Uma coisa importante que vocês saibam, é que os índices são mais altos que os já assustadores que temos. Porque, por exemplo, quando uma mulher leva um tiro, fica internada e morre alguns dias depois, a tipificação da morte é a complicação, e não o tiro”, ressaltou o candidato.
Sobre a conjuntura política, Dr. Rosinha destacou que a ausência de Osmar Dias da disputa pelo cargo de governador, favorece sua candidatura, que segundo ele tem chances reais de ir para o segundo turno e diante de candidatos com perfis que já desagradaram tanto os eleitores, ter uma vitória nas urnas.
Perfil resumido do candidato
De Rolândia, Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha tem origem no campo, iniciou sua história como trabalhador rural, professor, e mais tarde formou-se em medicina, tornou-se funcionário da prefeitura de Curitiba, onde também ingressou na vida pública como vereador por um mandato. Foi deputado estadual por dois mandatos, federal por quatro mandatos, representante geral do Mercosul (tendo residido em Montevidéu/Uruguai), por três anos, e atualmente, é presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), no Paraná e tem 67 anos.