Departamento de Cultura de Laranjeiras do Sul recebe Conselheiros da Cultura para encaminhamentos de interesse do setor

Como principal item da pauta, a reestruturação do Conselho Municipal de Cultura e encaminhamento de eleição da próxima gestão, visando a criação do Plano Municipal de Cultura – uma exigência do Estado e da União para o repasse de verbas direcionadas para o segmento, nos municípios.

A reestruturação, encaminhamento da eleição da próxima gestão do Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul (CMCLS) e criação do Plano Municipal de Cultura foram os principais itens tratados por agentes culturais e a diretora municipal de Cultura Mirna Terezinha Alberti, durante encontro ocorrido nesta segunda-feira (05 ).
Outros assuntos como pedido de retorno para a sede oficial da entidade, integração e representação do poder público municipal junto ao CMCLS, criação do Plano Municipal de Cultura, mapeamento dos artistas locais, editais de fomento à Cultura, agenda de atividades culturais no município e maior utilização do Cine Teatro Iguassu para o desenvolvimento das atividades artísticas locais, também foram tratados.
Estiveram presentes, além da diretora de Cultura, o dramaturgo e diretor cultural, Afonso Nilson de Souza, o presidente do grupo de teatro TULS – Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul, Gilvani Scatolin Leite, a vice-presidente do CMCLS, Serli Andrade (representando o atual presidente Gerson Boldrini) e o diretor da Banda Municipal, Maestro João Mathias.
Criado em 2016, o Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul que tem como sede oficial o espaço térreo do Cine Teatro Iguassu, iniciou com grande representação de todas as expressões artísticas do município. No entanto, de acordo com seus integrantes, dentre outros fatores, a não permissão de acesso ao local oficial para a realização das reuniões mensais, que passaram a acontecer em espaços diversos, contribuiu para a dispersão dos conselheiros, cujas representações precisam ser reestruturadas.
De pronto, a diretora de Cultura, Mirna Terezinha Alberti aceitou e passa a integrar o referido Conselho, bem como se comprometeu em dar apoio à reestruturação e encaminhamento de eleição da nova diretoria, assim como encaminhar as demais reivindicações levadas pelos agentes culturais, junto à secretária de Educação e Cultura, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos e ao prefeito Berto Silva.
Podem fazer parte do referido Conselho, tanto artistas que desenvolvam alguma atividade cultural em qualquer área, representantes dos bairros, associações e entidades de classe que tenham interesse e possam contribuir para o desenvolvimento cultural.
Uma nova reunião de trabalho para encaminhar a reestruturação do CMCLS, entre conselheiros e a diretora Mirna, ficou pré-agendada para a manhã do dia 26 de agosto.