Campanha de Arte Urbana “Vista Uma Árvore Neste Inverno”, foca cultura e Meio Ambiente

Sábado dia 04 junho, será o ponto alto da campanha, que promove um Dia Cultural na Praça José Nogueira do Amaral, em prol do Meio Ambiente.

A Última FlorEstá acontecendo a campanha “Vista uma Árvore Neste Inverno”, na Praça José Nogueira do Amaral, em Laranjeiras do Sul, em que pessoas, grupos de amigos, entidades e até setores do comércio estão adotando as árvores para vesti-las com artesanato em crochê, tecido, tear ou ao critério criativo do autor, desde que não agrida a árvore e o Meio Ambiente.

A iniciativa é do Conselho Municipal Cultura de Laranjeiras do Sul (comissão provisória) que em parceria com o departamento de Cultura e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) organiza uma programação por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, domingo, mas que por motivo de maior circulação de pessoas no centro da cidade, será comemorado no sábado, dia 04 de junho, no município.

Nesse dia, as entidades parceiras planejam um Dia Cultural na Praça, com diversas atrações artísticas, dentre elas, estão confirmadas apresentações de Dança da Escola Ballerina de Balet, da Cia de Dança Black Heart, com Dança de Rua e Capoeira, das turmas em cursos de dança, Música, Teatro e Karatê, do Centro da Juventude, o Poeta laranjeirense Gerson Boldrini que fará exposição de suas poesias do Projeto de Educação Musical da Uffs, e do Grupo de Teatro TULS, curso de extensão da Cia de Teatro Palavração da Universidade Federal do Paraná, que om apoio da UFFS, iniciou a formação de um grupo de atores (TULS Adulto) em março último. Estes farão sua primeira intervenção pública no município “A Última Flor”. Performance cênica pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, onde os homens esquecem de olhar e valorizar o seu habitat, destruindo o seu meio ambiente. Mas a Natureza ainda lhe dá esperanças.

Porque vestir árvores?

A ideia de vestir árvores e até cenários inteiros com crochê, chamada “yarn bombing”, que em Inglês significa “bombardeio de fios” não é novidade. Muitos países, e hoje muitas cidades brasileiras utilizam essa técnica aliada à linguagem metafórica das cores para transmitir mensagens de interesse coletivo, uma vez que com ela, a ocupação do espaço público é percebida pela população.

Qual a mensagem que a campanha quer transmitir em Laranjeiras do Sul?

É comum Entre as entidades parceiras o interesse em convergir ações que além de expressarem a arte e acultura fartamente existente e que está sendo sistematizada no município a partir da criação do Conselho Municipal de Cultura, em prol do Meio Ambiente, que carece do olhar sensível e da responsabilidade de todos.

Como participar?

Pessoas que queiram participar individualmente, grupos de amigos, associações, entidades e comércio a exemplo da Casa das Linhas e loja de artesanatos, Feito à Mão, Agama, Artel e Escola CEEBJA, podem entrar em contato pelo telefone (42) 9974 0959, ou pelo e-mail tulslaranjeiras@gmail.com. É marcado data e hora para a escolha da árvore, cuja vestimenta artesanal deve ser feita até o dia o4 de junho, dia principal da campanha, que será marcada pela colocação da roupagem colorida nas árvores da Praça e pelas apresentações culturais que acontecerão o dia todo, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

ProgramaçãoProgramação:

09:30 Ato oficial (prefeitura); 10h: TULS apresenta “A Última Flor”. Performance cênica pelo Dia Mundial do Meio Ambiente , 10h:30 min. Mostra de poesias do Gerson Boldrini, 10h:30 min., seguida pelas apresentações culturais do Centro da Juventude.

Intervalo

14h: Projeto de Educação Musical da UFFS; 15h: Dança Folclórica (CTG Rincão Serrano); 15h:30 min. Apresentação de Ballet- Ballerina; 16h: Reapresentação “A Última Flor”. Performance cênica pelo Dia Mundial do Meio Ambiente ; 16h:30 min: Coral da UFFS; e Palco Livre no encerramento.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.