Conselho da Comunidade espera realizar próxima reunião já no espaço do antigo fórum
Reunião do Conselho da Comunidade do dia 17 de maio.

Com grande participação dos integrantes, o Conselho da Comunidade, que atua na assistência e ressocialização de presos em Laranjeiras do Sul e municípios da Comarca, realizou reunião ordinária na manhã desta quarta-feira (17). O poder judiciário, representantes das prefeituras de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro e Marquinho, polícias Civil e Militar e entidades, se fizeram presentes.

A advogada Iracema Carvalho que é presidente do Conselho da Comunidade iniciou a sessão prestando contas da aplicação financeira do recurso que atualmente é repassado mensalmente pela Secretaria de Justiça do Estado, cerca de R$ 10 mil, cujo investimento é feito desde a compra de colchões para a população carcerária da 2ª SDP e demais municípios, até a aquisição de remédios emergenciais, e melhorias estruturais diversas.

“Embora haja esse recurso, as demandas de necessidades que temos em toda a comarca vão além da condição financeira do Conselho. Por isso, estabelecemos parcerias com as prefeituras, a exemplo de Laranjeiras do Sul, que arca com o aluguel desta sala provisória até que a gestão ceda mais definitivamente uma sala no Antigo fórum, onde esperamos já realizar o próximo encontro”, explica a presidente.

A juíza da Comarca de Laranjeiras do Sul Dra Samantha Barzotto Dalmina da 1ª Vara Criminal, informou que em conversa com o prefeito Berto Silva, lhe foi assegurado que falta apenas uma notificação de liberação por parte do engenheiro responsável pela reforma da obra, mas que inclusive o mobiliário da sala já foi colocado para que o referido Conselho passe a funcionar no novo espaço. “A informação do prefeito é de que dentro de 30 dias, já seja possível a mudança para lá”, destacou a Juíza.

Pauta

Além de outros encaminhamentos já estartados na reunião anterior, como biblioteca para acesso a leitura para os presos, contratação de um (a) Assistente Social e cessão de um carro pelo Estado, para o deslocamento para outros municípios e relatos sobre as visitas in loco, realizadas nas delegacias e Cense – Centro de Socioeducação, a campanha de combate a ingestão de álcool associada à direção, foi o principal assunto. As visitas da equipe nas delegacias e Cense geraram novas demandas que também foram colocadas preliminarmente na pauta, a exemplo da aquisição de TVS de tela plana, nas quais seja possível , num sistema de rodízio, possibilitar que os internos do Cense assistam filmes, uma vez que as TVS cedidas pelo Estado, só é possível utilizar pendrive de até dois gigas, não suportando o tamanho de um filme.

Campanha conscientização contra a associação de álcool e direção

Durante a reunião, a campanha que será realizada nos dias 8, 9, 10 e 11 de junho, teve o material publicitário ajustado e aprovado, além de um planejamento sobre parceria com as instituições que darão suporte com pessoal para as abordagens em datas e horários diferentes, para que se atinja o público esperado.

No dias 8 e 9, a prefeitura e Escolas serão convidadas a colaborar. Já nos dias 10 e 11, fica a cargo do pessoal da UAD – Associação dos Universitários Associados do Dinão, Rotary e Lions. O Grupo de teatro TULS – Teatro Unificado de Laranjeiras do Sul, também foi convidado a participar com alguma performance alusiva ao tema. O Corpo de Bombeiro Militar de Laranjeiras do Sul, também será convidado a realizar cenas simuladas de acidentes, no sentido de chamar a atenção da população de forma mais impactante.

Novo horário para as reuniões do Conselho da Comunidade

Conforme solicitação dos integrantes, a próxima reunião ordinária a ser realizada dia 21 de junho, já será em novo horário, às 8h e 30 min.

 

 

 

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.