Odontosesc atende gratuitamente em pequenos municípios

Em parceria com prefeituras, consultório odontológico sobre rodas vai de município em município, levando prevenção ao câncer e saúde bucal àqueles que não podem pagar pelo serviço.

Carreta do OdontoSescCom o objetivo de promover a saúde bucal por meio de atendimento odontológico de qualidade e ações de educação em saúde, conscientizando a população quanto à prevenção e promoção de saúde bucal, inserindo hábitos saudáveis e melhorando a qualidade de vida, o projeto Odontosesc (parceria entre Fecomercio, Sesc e Senac) foi criado em 1999, e segue cumprindo com a finalidade, de acordo com as solicitações dos municípios, desta vez, em Diamante do Sul.
Foram 24 dias úteis de atendimento no município, tendo realizado 1.232 consultas odontológicas, destas com 120 tratamentos concluídos. Paralelo ao atendimento no consultório móvel, a equipe também fez palestras de conscientização em escolas urbanas e rurais, visando prevenir problemas com a dentição e consequentes doenças, como o câncer bucal.
“Além de toda a prestação de serviços que aconteceu nesse período, é importante destacar que os profissionais de odontologia que atendem no município continuam recebendo os encaminhamentos, de procedimentos mais demorados, feitos pela equipe do Sesc”, disse a secretária de Saúde, Eliane Tirelli.

CÂNCER BUCAL
De acordo com a assistente social da equipe do Sesc, Juliane Cararo, a campanha de prevenção do câncer de

Dentista Gerson Jacinto Tomás, em atendimento à paciente Andreia da Silva Ramos.
Dentista Gerson Jacinto Tomás, em atendimento à paciente Andreia da Silva Ramos.

boca é feita em parceria com o Hospital Erasto Gaetner, de Curitiba, que desloca uma equipe de profissionais especializados para identificar e encaminhar a população que apresente indícios da doença, para atendimento. Em Diamante, de 205 pessoas suspeitas de câncer bucal, 11 foram confirmadas e encaminhadas para o tratamento.
“A população brasileira ainda é muito carente de acesso ao serviço odontológico. Apesar da grande oferta no âmbito particular, percebemos que a preocupação maior é com a estética, deixando para tratar, muitas vezes, quando já perdeu um dente. É um problema de cultura, também”, comenta Juliane.

ATENÇÃO BÁSICA
Andreia da Silva Rosa, 12 anos, estava há cinco sem fazer algum exame em seus dentes. Ao passar pelo atendimento, o dentista Gerson Jacinto Tomás observou que ela precisa fazer uma série de procedimentos, com urgência, para evitar problemas mais graves. “Não costumo ir ao dentista. Mas agora que encontrei eles aqui, vou falar com minha mãe para marcar consulta para mim”, aprova a menina.

INFRAESTRUTURA DE TRABALHO
Equipada com quatro consultórios odontológicos, a carreta instalada junto à secretaria municipal de Saúde, ofereceu procedimentos completos aos pacientes que antecipadamente passaram por avaliação nas unidades de saúde do município. “Nosso foco principal é no atendimento básico, como restauração e tratamento de canal nos dentes anteriores, ou seja, procedimentos que possam ser finalizados dentro do período de permanência do serviço no município”.
Para este ano, o OdontoSesc não marca mais agenda para a equipe. Mas os municípios interessados podem entrar em contato com a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomercio).

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.