Advogados iniciam movimento para consolidar chapa de oposição para dirigentes da OAB

O movimento que em princípio se consolida em prol de uma chapa para disputar a OAB-PR e subseções, tende a ir para além do debate eleitoral.

Além de compor chapa de oposição para concorrer à direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o  objetivo maior de um grupo de advogados chamado “Algo Novo na Advocacia” que participou de uma reunião com o Advogado, professor e ex-procurador geral do Estado, Carlos Marés, de Curitiba, na noite desta terça-feira (24), em Laranjeiras do Sul, é mobilizar politicamente a categoria.

Dentre as necessidades dessa mobilização, de acordo com Marés, está o resgate do posicionamento politico legitimo da OAB, assim como defender/cobrar que o órgão tenha uma atuação mais efetiva em prol dos advogados, da sociedade e das normas constitucionais.

Marés abriu o ciclo de debates no interior, começando por Laranjeiras do Sul. Para ele, que segue a conversas com colegas de todas as regiões do estado, o propósito maior são as reflexões, propostas, sugestões e demandas sobre a  profissão e o papel da OAB, que serão ouvidas e debatidas.

Várias são as insatisfações manifestadas por advogados que dizem não se sentirem amparados pela Organização da qual fazem parte. Uma delas é uma plaquinha dentro da subseção de Laranjeiras do Sul, indicando que os advogados não podem se aproximar para conversar com as secretárias. Outra, a não defesa da entidade para que os profissionais tenham liberdade em não aceitar determinadas nomeações para atuação em processos dativos.
“Há um grande número de advogados que estão procurando se organizar para que uma condição mais democrática venha a ser estabelecida. Nossa atuação é no Paraná. Mas sabemos que há articulações semelhantes em todo o Brasil”, comentou Marés.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.