BANANADA DE EINSTEIN – Terra Prometida

 BANANADA DE EINSTEIN é a coluna semanal de Marcio Martins para Cmcafé. Ele é Dr. em Ciência da Educação, membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP) e ativista cultural, dentre muitas outras vivências e formações.

 

BOM… Se é promessa, é algo que se constróe sobre a areia movediça, não acham? Pois bem, vejamos; juras de amor eterno que se rompem na luz do dia, ou na ameaça esquizofrênica de ciúmes, empregos que são desvinculados da competência real no seu jeitinho, ou apenas o Q.I (quem indica), famílias que são vitimas e vitimizadas pela realidade criminosa de seus familiares, e os presídios públicos estão super lotado sem o devido controle de natalidade e mesmo assim pensamos esperançosos –  irá melhorar…

Terra do futuro, terra da melhora, terra fertil, simples e complexas promessas, e o que é feito de nós como seres prometidos, ou melhor podemos refletir “comprometidos” de nossa postura perante uma sociedade mais justa, fraterna, igualitária, se não me engano, isso já está na constituição federal, e em outras cartas internacionais e nos proceitos cabiveis, ou apenas utópico no pensar que é lei e não se executa, ou teria funcionalidade real?

Promessa é futuro e o agora, o dito cujo presente, para pensar em futuro segundo a promessa é inteligente pensar nos erros e acertos do passado e firmar o com-prometimento do agora, ou entre o concreto do fato, o subjetivismo das interpretações, ou mesmo a presença instável do relativismo.

Relativismo da ótica massacradora da situação de pessoas prometidas, comprometidas, pais que comprometem seus filhos as profissões, filhos que agradam a própria infelicidade, romances avessos ao próprio avesso, de relações machadianas – num caso oblíquo entre pessoas, famílias e sociedade, figurados no caso de Capitu e Bentinho, padre, advogado e dona de casa,… Anseios de todos num prejuízo psicológico entre a promessa e o que é? Eu… Comprometido de compromisso humano de ser melhor para fazer o melhor e não da terra prometida.

1 comentário em “BANANADA DE EINSTEIN – Terra Prometida

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.