Na primeira etapa, o conjunto de benefícios será destinado à 100 famílias que estiverem cadastradas como baixa renda pela Sanepar, em Laranjeiras do Sul.

Secretária Eliza, equipe da Sanepar e agentes do Governo do Estado, falam sobre Projeto Caixa D’Àgua em reunião com família que serão beneficiadas.

Uma equipe da Sanepar e a secretária de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, Eliza Regina Gemelli, expuseram nesta quinta-feira (08), em reunião com famílias que são cadastradas na tarifa social da água, os requisitos e como funciona o Programa Caixa D’Àgua, do Governo do Estado.

Um grande número de interessados compareceu para fazer a primeira etapa do cadastro que será avaliado, ficando como beneficiários aquelas 100 famílias que melhor atenderem aos requisitos do programa. A secretária Eliza explicou que há uma exigência de que todas as casas tenham caixa d’água, Mas nem todos tem condições financeiras para comprar os equipamentos e construir os reservatórios. “Você vão ganhar o kit com a caixa d’água e acessórios. A prefeitura vai fornecer o material para erguer as caixas, como cimento e estrutura”, explicou Eliza. A secretária acrescentou que os mil reais que as famílias vão receber na conta que será aberta para a finalidade específica, é para o caso de contratar alguém para construir a estrutura. “Mas se tiverem alguém que faça, a família pode usar o dinheiro para o que for melhor. Não é preciso prestar conta desse dinheiro. O que precisamos é que a caixa seja instalada, pois isso constará no relatório fotográfico que a assistência social envia ao Programa”, observou.

De acordo com a técnica da Sanepar, apenas 10 municípios do Paraná, foram contemplados na primeira etapa do projeto, que é piloto e vem se mostrando muito importante para que as famílias garantam que não ficarão sem água, principalmente em períodos muito quentes.

O chefe regional do escritório da secretaria do estado da família e desenvolvimento social (SEDS), Toni Mattos, explicou ainda que dos mil reais, as famílias devem gastar cerca de 300 para a obra com a Caixa d’água, podendo aplicar a diferença em outras necessidades.

O Família Paranaense dá prioridade aos municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) na primeira etapa do Programa. Os municípios contemplados com o projeto-piloto são: Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

A previsão do programa que começa com 500 famílias, é contemplar 20 mil residências na segunda etapa, com materiais, dinheiro e os kits caixas d’água de 500 litros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.