Como terceira via ao grupos que duelarão, PT lança candidatura própria

Laureci Leal e José Brugnara formam candidatura chapa pura do Partido dos Trabalhadores em Laranjeiras do Sul, tendo 10 candidatos a vereadores.

PT em convenção na Sociedade 8 de Junho.
PT em convenção na Sociedade 8 de Junho.

Em convenção definitiva, realizada na Sociedade 8 de Junho, na última sexta-feira (05), o Partido dos Trabalhadores confirmou os nomes do vereador Laureci Leal e do agricultor sindicalista José Brugnara como candidatos a prefeito e vice.

Laureci Leal tem origem nos movimento sociais, é assentado do Assentamento 8 de Junho e está no primeiro mandato como vereador. Teve destaque na Câmara por representar as organizações sociais e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), segmentos de grande relevância na região, tendo priorizado as iniciativas de interesse habitacional, Educacional e intervenções junto ao PT Nacional nas gestões de Lula e Dilma, por projetos e parcerias com o município.

Laureci diz que o PT até conversou com outros partidos, mas não fechou aliança por entender que é preciso fazer o debate em defesa das benfeitorias que seu partido trouxe para o município, e nesse sentido aposta numa campanha com proposta de gestão, para que haja comprometimento formal entre discurso e práticas futuras.

Durante a convenção, os militantes se diziam confiantes na oportunidade de falar diretamente com a população, segundo eles “de cabeça erguida e sem medir palavras para não desagradar aliados com ideologias com as quais não compactuam”.

Mesmo diante do cenário nacional que é de incertezas, nas reuniões do grupo que são marcadas sempre por discursos em defesa do social e do acesso das massas ao bens, a tônica do momento é de que: “a defesa do legado que o partido trouxe para os municípios da região (a exemplo da UFFS, estruturação dos assentamentos e obras de grande porte, de interesse coletivo) é digna de palanque e de uma conversa direta com a população.

Sobre as possibilidades eleitorais, o argumento dos petistas é de que primeiro é preciso ter uma proposta de campanha com quadro capacitado para executá-la. “E isto nós temos”, enfatizam.

O PT já assumiu o cargo de vice prefeito em dois momentos em Laranjeiras do Sul. Na primeira vez, quando Gerson Boldrini foi vice de Claudir Justi e no primeiro mandato de Berto Silva, quando Nelson Gomes exerceu essa função.

No último pleito, o professor da UFFS, Elemar Cezimbra foi candidato a prefeito, ficando em 3º na ordem  dos votos. “O PT não prima apenas por secretarias e pelo acesso a cargos. Se assim fosse, teríamos feito aliança com outros partidos, pois tivemos propostas nesse sentido. Queremos fazer uma campanha interativa com a população, apresentando um plano de governo, no qual poderão se pautar para decidir a escolha”, disse Nilton Costa, presidente da sigla.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.