ESTABILIDADE FINANCEIRA E O DESEQUILÍBRIO ESPIRITUAL

Ana Cherpinski é administradora. Nasceu em Virmond, viveu em Laranjeiras do Sul, radicou-se em São Paulo a 36 anos, mãe de duas filhas, amante da natureza e de esportes. Adora viajar, ler e é fiel apreciadora de vinhos.

Quando somos jovens, passamos uma parte da nossa vida querendo crescer profissionalmente, ter um ótimo emprego, almejando um futuro estável financeiramente. E assim seguimos, até conseguirmos. E quando este futuro finalmente chega, muitas vezes já se foi a metade de nossas vidas e constatamos que se tivéssemos adquirido apenas o suficiente para viver dignamente e aproveitado mais, seríamos mais felizes.

Com a maturidade, constatamos que tudo que acumulamos é um “elefante branco”, que não serve de nada, nem a nós e nem aos nossos filhos, que estão ocupados, já fazendo o que nós queremos fazer agora.

Estabilidade financeira não é ter um carrão e uma bela casa. Se você os financiou, mesmo tendo condições de pagar essas prestações, vai viver ralando por até 20 anos para quitá-las. Se já estão pagos, vai ralar para mantê-los. Se já tem um bom emprego e ganha bem, pode ser demitido. Se é dono, tem que trabalhar o triplo, sem direito sequer de usufruir uma semaninha de férias em paz, porque fica preocupado com a empresa. Então, no meu ponto de vista, estabilidade financeira é viver com conforto e os rendimentos advirem de uma fonte que não nos escraviza ou nos prenda, tais como aplicações ou locações de imóveis por exemplo.

Lembrando sempre que uma viagem de mochila pode ser muito mais divertida e prazerosa que aquele hotel cheio de estrelinhas. Uma bike hoje em dia, dependendo de onde moramos, é muito mais prática que um carro. Um apartamento de 50 metros quadrados tem a mesma função de uma casa de 600 metros. O vestido de 150 reais, muitas vezes fica mais charmoso e elegante que aquela calça jeans de 1.500 reais. Enfim; a vida também pode ser extraordinária com certas limitações financeiras. Afinal nem todos os nossos desejos são sempre saudáveis. A felicidade, comprovadamente não está atrelada ao dinheiro, mas sim no equilíbrio de tudo. Ser feliz é um estado apenas de espírito, e não meramente financeiro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.