Estudantes do Colégio Iraci Salete lutam pela abertura do 1º ano do Curso de Formação de Docentes
Fonte: Núcleo Setorial da Comunicação do MST

Organizados pelo Coletivo da Juventude Iraci Salete, dezenas de jovens pertencentes ao Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, de Rio Bonito do Iguaçu/PR, estiveram mobilizados nesta terça-feira (14), em Laranjeiras do Sul. Na pauta estava a defesa da abertura do 1º ano do curso.

Em marcha pelas ruas da cidade, acompanhando o ritmo das palavras de ordem que ecoavam permanentemente, os estudantes, pais, representantes do Conselho Escolar e educadores, se deslocaram da Praça José Nogueira do Amaral até o Núcleo Regional de Educação – NRE, local onde foi realizado o ato político e a tradicional aula inaugural do curso, onde é apresentado o curso e dado boas vindas aos ingressantes. Nesta ocasião, ainda foi realizada uma mística e teve depoimentos de estudantes e demais lideranças que cobraram a abertura imediata da turma.

Concomitante ao ato em frente ao NRE ocorreu uma reunião entre o Ministério Público, comissão da Comunidade Escolar e a Chefia do Núcleo Regional, para discutir o caso. Após ouvir relatos de ambas partes, o Ministério Público foi categórico ao afirmar que apesar dos índices desfavoráveis, antes de um possível fechamento de um curso, deve ser ouvido a comunidade escolar, bem como deve ser feito um estudo dos possíveis prejuízos sociais que podem acarretar tal ação. Diante disso, firmou-se o compromisso do Colégio repassar novas informações acerca das causas das evasões para que esta seja combatida, ao NRE o contato imediato com a Superintendência de Educação e ao Ministério Público a elaboração de uma Recomendação Administrativa para abertura da turma.

A coordenação do coletivo da juventude observa que os resultados da mobilização foram positivos. “Nossa ação foi de importante valia principalmente para a formação humana dos educandos, pois eles puderam participar ativamente da reivindicação por algo que é para eles, quando era só uma luta feita por outras pessoas a gente não dá tanto valor. Também saímos com o nosso objetivo quase realizado, pois esperamos que a turma seja aberta o quanto antes! foi um passo importante para a Auto Organização dos estudantes que puderam se mobilizar por seus direitos”, concluem.

Também se fizeram presentes na mobilização representantes do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, da região centro. “Foi realizada uma aula inaugural histórica do magistério. Aula para os estudantes que aprenderam e colocaram em prática as matrizes formativas, da Organização Coletiva, da luta, da cultura, da história e do trabalho – e por outro lado foi uma aula para os tecnocratas do Estado, que no momento só enxergam números, mas pouco sabem sobre educação. Queremos e vamos lutar pela abertura imediata desta turma”, conclui a representante.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.