Lenda da Arvore Com Formato de Miss Laranjeiras do Sul
Luciana do Rocio Mallon, que estreia sua coluna semanal para Comcafé, vive em Curitiba,  é formada em Letras pela UFPR , Magistério pelo Colégio São José, Hospitalidade pelo CEP , faz repentes e pesquisa lendas desde os 6 anos de idade. Lançou o livro Lendas Curitibanas em 2013 e também participou das antologias: Concurso Literário Expert, Concurso SESC de Contos de Literatura Infantil, Poetas de Curitiba, As Herdeiras de Lilith, Ossos do Ofício, Túnel do Tempo – Crônicas Curitibanas, Conexão II e Conexão III. Realiza “performances” voluntárias em eventos, trabalhou por mais de dez anos como vendedora no comércio de Curitiba, participou do primeiro conselho de leitores da Gazeta do Povo e é colunista voluntária da revista A Empreendedora. Trouxe a Vesteterapia, que é o estudo esotérico através das roupas, para o Brasil. Facebook: https://web.facebook.com/lucianadorocio https://web.facebook.com/LendasDaTiaLuciana/; Blog: http://lulendasepoesias.blogspot.com.br/; Twitter: https://twitter.com/lucianadorocio; Whats: 41 9965 12567; E-mail: luapoetisa@hotmail.com

Reza a lenda, que por volta dos anos 50, existia na cidade de Laranjeiras do Sul uma jovem muito bonita que tinha o apelido de Trancinha, por causa do seu penteado.

Como ela era linda, as pessoas viviam dizendo:

– Você deveria participar de concursos de miss!

O problema é que esta moça possuía um noivo muito ciumento, que tinha sido escolhido como seu pretendente pelo seu pai.

Naquela época a família da jovem ficou endividada e corria os riscos de perder os bens. Trancinha ao saber da situação, resolveu se inscrever no concurso de beleza por causa do prêmio em dinheiro. Porém pediu segredo para a diretoria do Clube.

Na noite do evento todos ficaram surpresos ao ver esta moça desfilar. Assim ela venceu o concurso. Porém logo após receber a faixa e a coroa, seu noivo apareceu e gritou:

– Você não podia fazer isto comigo!

– Agora você vai apanhar!

Trancinha saiu correndo, carregando todos seus acessórios no próprio corpo, e chegou apressada até a lavoura da família. Porém, como fazia uma noite muito escura, ela caiu dentro de um buraco. A moça gritou, mas ninguém escutou seus apelos. Na manhã seguinte fez um vendaval que derrubou muita terra, poeira e folhas no buraco onde Trancinha estava.

Reza a lenda que ela faleceu no buraco. Porém, naquele mesmo local, nasceu uma árvore em forma de miss com faixa e coroa.

Dizem que quando acontece concurso de miss, na cidade, esta árvore se transforma na jovem falecida, que vai até o local assistir ao evento de beleza.

Luciana do Rocio Mallon

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.