Processo histórico de implantação do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak

O colunista semanal de Comcafé, Alessandro Kominecki, que publica às segundas-feiras, é professor de Geografia, especialista em Educação do Campo e membro da APP-Sindicato núcleo de Laranjeiras do Sul. Atua como professor na rede estadual de ensino do Paraná. 

Após a conquista a terra, os camponeses identificaram a necessidade de assegurar o direito das crianças á escolarização dentro dos acampamentos e assentamentos, com uma educação do campo voltada no sentido da formação humana e também no sentido de formação para organização e luta dos trabalhadores.

Sendo assim, foram construídas várias escolas dentro do assentamento, com intuito de atender todos os estudantes camponeses, dentre elas o Colégio Estadual Iraci Salete Strozak localizado no assentamento Marcos Freire em Rio Bonito do Iguaçu.
Inicialmente o Colégio Estadual Iraci Salete Strozak era uma extensão da Escola Estadual José Alves dos Santos que ficava na comunidade Sede, o qual por ser bastante distante dificultava o deslocamento de todos os educandos até este local. Devido a esses motivos a escola passou a funcionar na Comunidade Alta Floresta (Centrão) onde havia apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental. A estrutura era bem precária, onde funcionava em um barracão grande e não havia divisórias, sendo as turmas de modo multisseriado.

A escola não permaneceu muito tempo neste local, onde após dois meses mudou-se para a Localidade de Vila Velha onde apresentava estrutura e acesso mais facilitado. Percebe-se a resistência e a forma de luta em implantar um sistema educacional de qualidade, não voltado ao meio urbano, mas ao meio que estavam inseridos.

A proposta do MST era fazer na localidade de Vila Velha um Centro Educacional e Cultural, mas o governo municipal inviabilizou este projeto e as instalações do colégio passaram a ser construídas na comunidade Centro Novo, no Assentamento Marcos Freire, contendo 8 salas de aulas, biblioteca, laboratório, cozinha, saguão.

Essa conquista de implementação do Colégio Estadual Iraci Salete Strozak não tinha somente o intuito de construir uma nova escola, mas também uma nova forma de ensinar e objetivos voltados à realidade dos camponeses.

Segundo Hammel (2007) o nome do colégio foi uma forma de homenagear a companheira Iraci Salete Strozak, que fazia parte do setor de educação do MST e sempre se demonstrou lutadora para que esse diferencial de ensino se tornasse realidade no assentamento.

Desse modo, com a resistência do soar das bandeiras do MST, dos educadores e pelos anseios dos camponeses foi implantado o Colégio Estadual Iraci Salete Strozak com um sistema de ensino que passou a atender as necessidades dos assentados, que historicamente tiveram anos de exclusão ao acesso à educação, a cidadania e posicionamento político.

Apesar da conquista do colégio os educadores e a comunidade de forma constante lutam para a melhoria da qualidade de ensino dos estudantes, motivados pelas dificuldades de acesso, de falta de estrutura física, rotatividade de professores, recursos didático-pedagógicos, etc.

 

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

 

Paulo Freire

 

Referências:

HAMMEL, A.C.; SILVA, N.J.C.; ANDREETTA, R. Escola em movimento: A conquista dos assentamentos. 1º Ed. Rio Bonito do Iguaçu, 2007.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.