Reitor da UFFS fala sobre processo de consulta e convida a comunidade para escolha do reitor e diretor do Campus Laranjeiras

Há rumores de que o governo Bolsonaro possa não seguir a tradição que respeita a escolha da comunidade, sancionando o nome que tiver mais votos. Mas para diretores dos campus, o atual reitor – que regimentalmente, é quem sanciona e os empossa, uma vez que os mandatos destes acabam antes do seu – assegura que a escolha paritária da comunidade acadêmica e externa será soberana.

Em nota, a assessoria de imprensa da UFFS informa que o edital de Consulta Prévia às comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul e externa, para escolha de reitor e diretor do campus para uma gestão de quatro anos, será lançado nesta quinta-feira (14),  às 13h30, no Auditório do Bloco Docente/Administrativo da UFFS, situada na BR 158 – km 405, em Laranjeiras do Sul (PR).

O Edital publicizará as regras sobre a consulta informal para escolha do Reitor e Vice-Reitor da instituição e Diretor do Campus. Definirá ainda as regras de participação da comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnicos-administrativos) e da comunidade regional, que envolve toda a população da região de abrangência da UFFS por meio de organizações da sociedade civil.

“Ressaltamos a importância e contamos com a participação da população e dos representantes das entidades e instituições da nossa região, tendo em vista que toda comunidade regional tem direito a voto, conforme já ocorreu na consulta prévia realizada em 2015”, complementa a nota.

Já o atual reitor Jaime Giolo, disse à reportagem de Comcafé, que reforça o pedido tanto aos internos, como em especial à comunidade externa, para que participe do processo de escolha do diretor do campus, uma vez que da lista tríplice, indicando os três nomes que segue para sansão do reitor, acata o nome apontado pela comunidade. “Em relação ao nome do reitor da instituição, há dúvidas se será seguida a tradição de tomar posse o mais votado, pois ano passado, houve uma situação que destoou desta prática e seguem rumores, inclusive com orientação do Ministério da Educação, de que não fosse feita a consulta, o que foi refutado unanimemente pelas universidades. Entretanto, no caso dos diretores dos campus, estes tomam posse antes da troca de reitor e nesse caso. levamos em conta a escolha da comunidade acadêmica e externa”, assegura Giolo lembrando que em 2015, mais de mil entides participaram do processo, e que a expectativa é de que agora, esse número aumente.

O envio da lista tríplice com nomes a reitor, para sansão do presidente da república precisa ser enviada 60 dias antes do término do mandado do reitor. Portanto como o mandato do reitor Jaime Giolo se encerra no dia 13 de agosto, o resultado da consulta à comunidade, que independente de rumores, será feita, precisa ser conhecido até 13 junho. Os diretores dos campus, a essa altura, já estarão empossados.

No Próximo domingo (17), às 15h, o Programa Campo Aberto para a Cultura, da Rádio Campo Aberto FM 94.1, traz uma entrevista com o reitor da UFFS, Jaime Giolo, que fala sobre o processo de consulta às comunidades interna e regional, assim como faz um balanço da sua gestão que fecha com 9 anos e seis meses.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.