SEAB apóia municípios na implantação do SISAN e elaboração do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional
Fonte: SEAB

Uma oficina foi realizada na última segunda-feira (19), baseada no desejo manifestado pelos municípios quanto a
necessidade de ampliar os conhecimentos sobre o SISAN e Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), visando identificar os desafios e oportunidades para o SISAN municipal.
A professora Maria Rita Marques de Oliveira, da UNESP, que ministrou a oficina, apresentou a importância dos municípios aderirem ao SISAN, e manterem seus conselhos atuantes na esfera municipal.

A  Promotora  de Justiça do Ministério Publico do Estado do Paraná,  Ana Paula Pina Gaio, trouxe informações sobre o papel do Ministério Publico para assegurar o direito humano à alimentação adequada. Ela enfatizou que a adesão ao SISAN não é obrigatória por parte dos municípios, mas que o direito humano a alimentação adequada, sim. E que o Estado está apresentando o SISAN como uma ferramenta. “O município que optar em não aderir, deverá apresentar um plano municipal ao MP, que assegure este direito a toda população, direito este, que esta na constituição”, ressaltou a promotora.
São municípios da Jurisdição do Núcleo Regional da SEAB Laranjeiras do Sul: o próprio, Guaraniaçu, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Espigão Alto Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Marquinho, Virmond, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu.
Destes, três municípios aderiram e estão em fase de escrever o Plano de Segurança Alimentar (Virmond, Porto Barreiro e Laranjeiras do Sul), um já esta com Plano feito (Guaraniaçu), e os demais ainda estão nos primeiros passos que é avaliar e decidir se vão aderir ao SISAN ou não.

A representante do SEAB – Laranjeiras do Sul, Loreni de Azevedo de Oliveira, ressalta que a instituição, através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, agradece a presença dos representantes de cada município que se fez presente, e se coloca a disposição para atende-los, podendo tirar dúvidas pelo telefone: (42) 3635 – 8250.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.