O grupo formado por estudantes e professores de diversas universidades, atuará paralelamente à praça de alimentação, onde comercializará um sanduíche que batizou de “pão com bolinho”, e molho pesto, a R$ 10.

 

Pão com bolinho de crte, molho pesto e cheiro verde - TULS
Pão com bolinho de crte, molho pesto e cheiro verde – TULS

Após a primeira iniciativa do grupo, que é a de compor o TULS – Teatro Universitário de Laranjeiras do Sul, com página de mesmo nome no facebook, o segundo e ousado passo é começar atuando como quitandeiros, e garantem que dos bons – de 03 a 06 de março, na Expoagro. Objetivo da participação na feira é fazer caixa para garantir o lanche dos alunos atores, que começam um curso formativo, a partir do dia 12 de março.

O curso que terá aulas teóricas e práticas, hoje com cerca de 20 inscritos, intercalará ensaios de uma peça – que segundo eles, será um recorte de um período importante da história de Laranjeiras do Sul e Região – com o objetivo de apresenta-la ao público, ainda no final deste ano.

Pão com bolinho de crte, molho pesto e cheiro verde - TULS
Pão com bolinho de crte, molho pesto e cheiro verde – TULS

“Embora já tenhamos trabalhado muito na divulgação e identificação dos perfis para compor o grupo, assim como em busca de apoios institucionais, estamos apenas começando. Tanto que só dia 12, teremos a primeira aula e integração de todo o grupo”, relata a jornalista Serli Andrade, que é fundadora e coordenadora do TULS.
A coordenadora antecipa que a UFFS, Universidade Federal da Fronteira Sul, cujos professores já estão inseridos no grupo, vem manifestando interesse pela institucionalização do projeto, o que de acordo com ela, favorece para que alguns alunos recebam bolsa, possibilitando a devida dedicação ao curso, além de fortalecer o grupo com a marca da instituição. “O edital da UFFS para inscrição de projetos culturais, está para ser publicado. O TULS será inscrito pelo departamento de Cultura da instituição, e esperamos que não haja nenhum entrave, uma vez que já houve um projeto semelhante, na universidade. A UFFS demonstra ter todo o interesse em promover a cultura na região”, destaca Serli, observando que uma das coisas que considera importante no projeto, é que utilizarão o Cine Teatro Iguassu, sempre que possível, aos sábados, das 18 às 22h, tanto para as aulas teóricas como para os ensaios práticos.

TULS está com inscrições abertas.O curso será gratuito aos participantes, futuros atores e trizes, que terão introdução e diálogos sobre textos literários, com o professor (Sociólogo) Mariano Sanches da UFFS, e demais disciplinas afins com o professor (teatrólogo) Sergius Ramos, que hoje atua na Cia de Teatro Palavração da Universidade Federal do Paraná. Ambos intercalarão quinzenalmente as aulas.

Apoio do poder público – Em busca de apoio para viabilizar o trabalho do professor de teatro, que virá à Laranjeiras, duas vezes por mês, o grupo formado por alunos de diversas instituições, já inscritos no projeto, acompanhados dos professores da UFFS, Mariano Sanches e Deise Bourscheidt, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (01), com a prefeita Sirlene Svartz, tendo obtido o compromisso da gestora municipal, com a viabilidade do profissional da área. “Estou muito feliz em receber esse grupo que representa uma demanda importante da comunidade pelo uso do Cine Teatro Iguassu, do qual temos orgulho. Contem com esta gestão. Vamos apenas verificar a forma legal para atendermos a solicitação”, afirmou a prefeita.

Reunião entre representantes do TULS e a prefeita Sirlene Svartz.
Reunião entre representantes do TULS e a prefeita Sirlene Svartz.

A que vem o TULS

A iniciativa é popular e vem sendo acolhida por instituições públicas, tanto da esfera federal como municipal, devendo ser institucionalizada em breve, tornando-se cada vez mais sólida e fortalecida. Pois sua missão sociocultural vai muito além do entretenimento.

  • Inclusão, estímulo à boa crítica e à cultura, bem como fomentar oportunidades de acesso às diversas expressões artísticas, são pontos convergentes no TULS.
  • Em sua 1ª etapa (2016), tem como objetivo oferecer curso teórico e performático em dramaturgia, que resultará em uma peça a ser apresentada pelo grupo, formado prioritariamente por universitários oriundos de diversas instituições de ensino superior.
  • O projeto prevê uma 2ª etapa, durante a qual o foco será a escola pública e instituições socioeducativas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.