TULS  faz a primeira apresentação pública, durante Dia Cultural na Praça

“Este foi só o primeiro Dia Cultural na Praça”, dizem organizadores que pretendem inserir na programação dos laranjeirenses, ir à Praça para apreciar apresentações culturais gratuitas e de qualidade.

Árvore vestida pela Casa Linhas.
Árvore vestida pela Casa Linhas.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Cultura de Laranjeiras do Sul, em parceria com o Departamento Municipal de Cultura, realizou no último sábado (04), na Praça José Nogueira do Amaral, um dia cultural com diversas apresentações artísticas, marcando o início da campanha Vista Uma Árvore neste Inverno, que visa ocupação de espaços públicos, utilizando as cores para chamar a atenção da sociedade para temas de interesse coletivo.

Muitas entidades que aderiram à campanha, já finalizavam as vestimentas das árvores o que deixou a Praça ainda mais acolhedora,

Árvore vestida pela Loja Feito à Mão.
Árvore vestida pela Loja Feito à Mão.

colorida e cheia de significados importantes, tanto para os participantes como para quem passa por ali e pára, a observar o colorido e os trabalhos manuais feitos com carinho e especialmente para a campanha, que segue aberta para quem desejar participar. As árvores seguem vestidas durante todo o inverno.

Desde às 10h – após o ato oficial da prefeitura, em que o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alcir Pires, falou sobre a importância de eventos do gênero, em que a cultura se coloca a serviço do Meio Ambiente, e de maneira lúdica, convida a sociedade a se conscientizar – até as 17h, muitos grupos se apresentaram. A

TULS - A Última Flor
TULS – A Última Flor

apresentação mais esperada era do Grupo de Teatro TULS, que com apenas três meses de formação, fez sua primeira apresentação cênica pública, com nada menos que 13 atores em cena, interpretando a esquete A Última Flor, que retrata a vulnerabilidade humana diante da força da natureza que sempre se sobrepõe, mas que a cada ciclo de exploração exacerbada pelo homem, chega ao esgotamento completo. Com direção do ator, pesquisador e diretor do grupo, Sergius Ramos da Cia de Teatro Palavração da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o TULS já demonstra a que veio, com foco numa formação de atores profissionais, que buscam capacitar-se no exercício das Artes Cênica.

Boldrini e sua poesia.
Boldrini e sua poesia.

Também houve a participação do poeta e escritor da casa, Gerson Boldrini, que já com 9 livros publicados com suas poesias, disponibiliza suas obras pelo site www.oficiodepoeta.com.br. Boldrini falou em nome do Conselho Municipal de Cultura, o qual ajuda a criar, ressaltando que este será um instrumento de grande importância em benefício da sistematização da cultura no município. “Como poeta e escritor, me sinto muito feliz em participar de um evento cultural em praça pública, ainda mais sendo em prol do meio ambiente, sobre o qual costumo me inspirar para escrever algumas de minhas poesias”, disse o poeta que expôs alguns banners com suas poesias, no cenário do referido dia cultural.

A manhã seguiu cheia de atratividades, com mostras dos projetos culturais do Centro da Juventude, que trouxe para a praça, quatro apresentações. Karatê, Dança, Música e Teatro. “Além da formação

Música: um dos projetos do Centro da Juventude.
Música: um dos projetos do Centro da Juventude.

cultural, temos como missão o ensino de cidadania aos nosso adolescentes e jovens. Então, nada melhor do que um dia como esse para que se sintam co-responsáveis pela preservação do Meio Ambiente, enquanto têm a oportunidade de expor suas vocações culturais”, disse a coordenadora do Centro da Juventude, Rosângela Silva.

Após intervalo para almoço, as apresentações artísticas voltam a acontecer na Praça, desde as 14h, com o projeto Musical da Universidade Federal da Fronteira Sul, em que o Prof. Martinho Machado Júnior e um de seus alunos do projeto, presenteou os

Projeto Musical da UFFS
Projeto Musical da UFFS

passantes e frequentadores da Praça, com meia hora de show de viola e violão. A apresentação do CTG Rincão Serrano, com suas danças folclórica foi uma atração a parte, com muita organização, sintonia e beleza dos pares em seus coloridos trajes. houve ainda a belíssima participação do Stúdio Balerina de Ballet, com a coreografia Ventos de Inverno, sob a direção do coreografo, Jackson Silva, seguido da reapresentação do grupo de teatro TULS, de uma não menos bela e empolgante apresentação da Cia de Dança Black Heart, da poeta laranjeirense, Noraldina Heyse com sua poesia O Sândalo, e da afinada e delicada sintonia do Coral da UFFS, que na precisão interpretativa da maestrina Andréia Fey, brindou os presentes com mais uma lindíssima apresentação.

Coral da UFFS.
Coral da UFFS.

“O dia foi planejado para ser compreendido para além de entretenimento. A cultura local é rica, há muita gente boa no que faz e que demonstraram neste dia o quanto são sensíveis a chamados como esses para se apresentarem gratuitamente num espaço aberto, como forma de gratidão aos simpatizantes da arte e também com o entendimento de que dar acesso à cultura não é supérfluo. É uma necessidade, um dever do poder público e um direito digno da população que tanto paga impostos”, comenta Serli Andrade, idealizadora e coordenadora do TULS e proponente do evento.

Dança de Rua - Blackheart.
Dança de Rua – Blackheart.
Studio Ballerina - Ventos de Inverno
Studio Ballerina – Ventos de Inverno

 

Dança Folclórica, CTG Rincão Serrano.
Dança Folclórica, CTG Rincão Serrano.
Poeta Noraldina Heyse.
Poeta Noraldina Heyse.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.