Não bastasse os acontecimentos de violência ocorridos em municípios de RS e SC, e ainda na tarde deste domingo (25), em Francisco Beltrão, onde contrários ao direito democrático de ir e vir, assim como da livre manifestação política, usaram de truculência para impedir o acesso do ex-presidente Lula em caravana pelo Sul do Brasil, o vereador Professor Anderson (Anderson de Oliveira, SD), tem reservado o grande expediente da sessão legislativa de Laranjeiras do Sul, desta segunda-feira (26), para repudiar a vinda do político ao município, na terça-feira (27).

Conforme informa o jornalista Valdir Cruz, no Blog Contraponto, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, expediu orientações para todos os comandos regionais da corporação para que tomem as medidas cabíveis para evitar distúrbios nos locais por onde passará a caravana do ex-presidente Lula no Paraná. A determinação superior é a de interferir, com o eventual uso de força, apenas em casos de evidente ameaça à paz e à ordem pública.

A Polícia Militar do Paraná monitorou todos os acontecimentos que geraram atos de violência no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Estradas foram fechadas por manifestantes contrários à presença de Lula e, em algumas situações, houve troca de violência entre os grupos pró e contra. A PM estadual não quer ver no Paraná a repetição de atos que possam conturbar ou degenerar em desordem.

As forças policiais estaduais agirão em conjunto com as Polícias Federal e Rodoviária Federal.

A caravana de Lula chega nesta segunda-feira às 10 horas em Francisco Beltrão; às 17 horas vai para Foz onde participará de seminário internacional da Tríplice Fronteira na Unila (Universidade da Integração Latino-Americana). No dia seguinte (27), Lula segue de avião para Francisco Beltrão e, em seguida, de carro, vai para Quedas do Iguaçu para um ato em favor da reforma agrária.

A etapa seguinte, que será cumprida à tarde, será em Laranjeiras do Sul. À noite, em Guarapuava. Na quarta-feira pela manhã, a caravana deixa Guarapuava e segue em direção a Curitiba para um ato público na Boca Maldita marcado para às 17 horas. Lula pernoita em Curitiba e volta para São Paulo na quinta (29).

Da parte dos militantes de esquerda e simpatizantes, a passagem de Lula é totalmente pacífica. “O que não é aceitável que a incitação à violência e desordem parta de um vereador e professor universitário, figura publica de quem se espera ao menos, o entendimento sobre o direito de qualquer cidadão brasileiro, de transitar pelo seu país”, comentam os defensores de Lula.