Alunas da UFFS desenvolvem cerveja artesanal estilo blond ale com gengibre e mel

O projeto de extensão orientado pelo professor Fábio Henrique Poliseli Scopel, quebra o  paradigma de que o mundo das cervejas seja masculino, tendo duas alunas mulheres como coautoras e pesquisadoras no desenvolvimento de uma cerveja artesanal.

Logomarca da Cerveja Beer Mädchen, cujo significado é: Menina da Cerveja.
Logomarca da Cerveja Beer Mädchen, cujo significado é: Menina da Cerveja.

Acadêmicas do curso de Engenharia de Alimentos, Cristine Vogel e Patrícia Opata apresentaram o projeto de elaboração de uma cerveja artesanal do estilo blond ale, nesta segunda-feira (19), durante o V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, que está acontecendo no Campus da UFFS Laranjeiras do Sul, até sexta-feira (23).

A cerveja que recebe originalidade pela adição de mel e gengibre em sua composição, foi desenvolvida durante a disciplina de Marketing e desenvolvimento de produtor, ministrada pelo professor . E a ideia, de acordo com as alunas, surgiu quando souberam que alguns professores  têm por hábito produzir cervejas artesanais em casa. Elas ficaram curiosas, começaram a fazer perguntas e querer conhecer como funcionava o processo.

O professor Fábio acreditou no interesse das meninas e propôs que elaborassem o projeto de extensão, que foi  iniciado nos laboratórios da universidade, que já acolheu o projeto de pesquisa, embora inda não esteja institucionalizado. Para viabilizar os experimentos, elas contaram com o apoio dos professores Thiago Bitencourt e Alexandre Monkolski, que cederam  equipamentos do próprio uso deles.

Estudo de campo

ConsumodeartesanalEnquanto realizou-se o processo prático, também foi feito um estudo sobre o perfil do consumidor de cerveja na região de Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu.

De acordo com as informações colhidas pelo grupo e de fundamentação teórica existente, conclui-se que o brasileiro não possui uma grande experiência na degustação de cervejas artesanais, tão pouco o hábito de harmonizá-las com a gastronomia. Por isso, o consumo desses tipos de cervejas ainda é considerado baixo, mas esse mesmo público manifesta interesse por mudanças.

“A cultura da valorização da quantidade e não da qualidade aos poucos vem sendo mudada com o esforço dos fabricantes de cervejas especiais, sob a ótica do produto, enfatizando a qualidade superior dessas cervejas”, observa Cristiane, que é descendente de alemães de Santa Catarina, e portanto, trás dessa referência algumas afinidades com cervejas, embora conte que não costuma beber com frequência. “Gosto mesmo de degustar cervejas especiais como as artesanais”, comenta.

Já, Patrícia, que reside em Rio Bonito do Iguaçu, diz que o mundo das cervejas era totalmente desconhecido para ela. “Eu bebia cervejas com moderação é claro, mas sem uma visão sobre o produto e suas variedades. Agora, meu entendimento é totalmente outro, e também passo esses conhecimentos para a minha família, que gostou da ideia”, brinca.

Elas acrescentam que de acordo com a pesquisa, o consumidor de cervejas artesanais é mais minucioso, crítico e interessado pelo processo de fabricação.

Imagem1“É um consumidor que bebe em menor quantidade, pois preza pela qualidade do que está consumindo. Aprecia novos sabores e sensações e busca um sabor mais consistente e encorpado”, relata a pesquisa.

O grupo diz ainda, ter concluído que o mercado de cervejas especiais vem crescendo a cada ano, acima da média nacional, e acima da média do mercado de cervejas populares.

Viabilidade do projeto

A cerveja apresentada, teve boa aceitação do público pesquisado, sendo que 64% dos

Alunas, Patrícia e Cristiane, durante a apresentação do projeto.
Alunas, Patrícia e Cristiane, durante a apresentação do projeto.

degustadores disse que compraria. As pesquisadoras observam que para alguns paladares, os componentes (mel e gengibre) foram apontados como a causa de alguma não aceitação do produto, assim como o leve amargor característico das cervejas blond.

Já, os itens apontados respectivamente como mais importantes para esse público pesquisado, cujo percentual de 32% diz que consomem cerveja uma vez por semana, tendo como locais preferidos para consumo pubs/boates/festas, são: sabor, preço e marca. Sendo que o sabor obteve 34% como grau de importância, o preço 26%, e a marca 22%. Já, 65% deles respondeu que talvez pagaria mais caro por uma cerveja artesanal, enquanto 24% afirmou que pagaria.

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