O experimento que permite ver exatamente a ação de bloqueio da luz ultravioleta,  quando utilizamos o filtro solar, é um dos mais relevantes na conscientização sobre os perigos desse fator solar.

Luz negra - Exemplo prático do bloqueio do filtro solar, impedindo a ação dos raios ultravioletas na pele.
Luz negra – Exemplo prático do bloqueio do filtro solar, impedindo a ação dos raios ultravioletas na pele.

Alguns experimentos da disciplina de Física, que mostram fenômenos relacionados a luz, eletricidade e sua geração, bem como suas aplicações tecnológicas, importância na sociedade e relação com a vida foram apresentados a alunos e professores da rede pública de ensino, que visitaram a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul, durante o V Seminário de Ensino e Pesquisa em Educação (SEPE), realizado de segunda-feira (19), até esta sexta-feira 23).De acordo com o professor de Física Geral, Dr. Gian Machado de Castro, a apresentação sobre) o que é luz? Luz e Vida, Luz e matéria e Luz e tecnologia foram dirigidas especialmente aos estudantes de ensino fundamental e médio da região. Tanto o laboratório de física, como os demais que expuseram experimentos práticos, assim como as salas temáticas dos cursos que foram apresentados ao público, tiveram um grande fluxo de visitações.

A luz se decompõe nas sete cores do arco ires (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) ao passar por um prisma.
A luz se decompõe nas sete cores do arco ires (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) ao passar por um prisma.

Dentre os exemplos práticos, a dispersão da luz. A luz se decompõe nas sete cores do arco ires (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) ao passar por um prisma; Disco de Newton – disco com as sete cores do arco ires, que ao girar faz com que os nossos olhos percebam as cores misturadas, parecendo ficar branco; Multiplicação de Imagens (espelhos planos paralelos) Dois espelhos planos, de frente um para o outro (paralelos), fazem com que a imagem de um objeto colocado entre eles se multiplique inúmeras vezes por múltiplas reflexões.

Outra experiência que chamava muito a atenção dos alunos foi Bobina de Tesla (descargas elétricas luminosas). Uma tensão de entrada de 20 volts (fornecida por uma fonte) e multiplicada pela bobina até atingir um valor aproximado de 100 mil volts, faz com que uma descarga elétrica atravesse o ar de um pólo para o outro, produzindo luminosidade e estalos.

Aplicação do princípio de indução eletromagnética é o modelo básico de qualquer gerador de energia elétrica.
Aplicação do princípio de indução eletromagnética é o modelo básico de qualquer gerador de energia elétrica.

Também de fácil assimilação, é o experimento Ímã e Bobina (princípio da indução eletromagnética) O campo magnético de um ímã em movimento através de uma bobina produz um movimento ordenado dos elétrons no fio condutor de cobre que compõem a bobina, ou seja, produz energia elétrica que faz LED’s piscarem. Esse fenômeno é conhecido como indução eletromagnética. Dínamo (gerador elétrico) Através do movimento de uma roda, faz-se uma bobina (rotor) girar dentro de um campo magnético de um ímã fixo (estator), produzindo energia elétrica. Está aplicação do princípio de indução eletromagnética é o modelo básico de qualquer gerador de energia elétrica.

Luz Negra – a luz negra é uma luz que não podemos enxergar. Trata-se de radiação ultra-violeta que é danosa para os seres vivos quando em excesso. O protetor solar bloqueia essa radiação, protegendo a nossa pele do excesso de ultra-violeta. Quando iluminamos um quadro branco com uma mensagem escrita com o protetor solar, nada vemos. Porém, ao o iluminarmos com luz negra a mensagem se revela! Bactérias, clorofila e vitaminas do complexo B, também interagem com a radiação ultra-violeta e produzem luminescência.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.