O 5º Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação no Campo, é realizados pela primeira vez no Paraná, no campus da UFFS de Laranjeiras do Sul.

de Laranjeiras do Sul.

5º Seminário das Licenciaturas em Educação no Campo - UFFS de Laranjeiras do Sul.
5º Seminário das Licenciaturas em Educação no Campo – UFFS de Laranjeiras do Sul.

Começou nesta terça-feira (08), e vai até sexta-feira (11), o 5º Seminário Nacional de Licenciaturas em Educação no Campo, na Universidade federal da Frinteira Sul (UFFS) de Laranjeiras do Sul, cuja participação de seminaristas de todos os Estados – 80 instituições, sendo 43 universidades federais – movimenta o evento, hotéis e comercio da cidade.

Além de todas as questões pedagógicas, voltadas para todos os níveis de ensino em Educação no Campo, incluindo a participação de professores das redes estadual e municipal, conforme explica a coordenadora de Políticas de Educação no Campo, junto ao Ministério da Educação, Divina Lúcia Bastos, também há vasta programação cultural e palestras, extensivas à comunidade.

“A formação de professores nas Universidades Federais, a exemplo da UFFS,

Tendas com exposição de livros e materiais pedagógicos voltados para a Educação no Campo.
Tendas com exposição de livros e materiais pedagógicos voltados para a Educação no Campo.

atende ao anseio dos sujeitos de cada região. Pelo menos num primeiro momento, a demanda aqui foi por uma formação de educadores no campo, experiência que vem se mostrando muito bem sucedida, uma referência na região Sul”, destaca Divina.

A coordenadora da UFFS Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, destacou a importância educacional e pedagógica do seminário e o fato de estar sendo realizado no Paraná e no município. “Muito importante a grande mobilização que o evento proporciona, também para o comercio da região, lotando hotéis e movimentando restaurantes e outros segmentos de serviços”, ressaltou Janete, adiantando que em 2016, o campus vai contar com o Restaurante Universitário .

O vice-reitor da UFFS, Antonio Andrioli, ressaltou que no início da universidade, em Laranjeiras, havia uma preocupação que a Educação no Campo fosse um problema para o campus. “No entanto, tem se provado o contrário”, reforça Andrioli, observando que em breve a estrutura que comporta a Educação no Campo, na localidade de Vila Velha, deve ser oficializada de propriedade da UFFS, que utilizara o espaço em parceria com o Ceagro.

O prefeito de Laranjeiras do Sul, em exercício, Ivan Theo, também participou da abertura do seminário e enfatizou que o município, ao receber tanta gente pata participar do evento, pode mostrar o motivo de ser a capital da solidadaridade, prestando um bom atendimento.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.