TULS vai buscar arte e conhecimento no 27º Festival de Inverno da UFPR, para Laranjeiras

Na expectativa do apoio da prefeitura de Laranjeiras do Sul, confirmando o transporte, por meio de parceria com a Associação TULS, que prevê contrapartida em oficinas de teatro para alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, membros do grupo, tem inscrição confirmada pela organização do festival.

TULS em ensaio para a peça Antônio Meu Santo.

O 27º Festiva de Inverno da UFPR, acontece entre os dias 14 e 19 de julho e proporciona aos inscritos, além dos espetáculos que por si só já possibilitam a vivencia teatral e vasto aprendizado, também uma carga horária de 24 horas de oficinas, sendo que cada inscrito do TULS optou por uma categoria diferente, visando diversificar os conhecimentos que serão trazido para o município, e posteriormente compartilhados.

O TUlS, vem de uma trajetória recente, tendo começado em março de 2015, e a vontade que seus membros vem demonstrando, no sentido de promover qualitativamente a Companhia, denota a necessidade de que a arte seja disseminada, tornando-se acessível à população.

Alunos da oficina de teatro no Colégio José Marcondes Sobrinho.

Além da disseminação da arte e da cultura, o TULS tem como objetivo o foco na arte pública, voltando-se para a população em geral, por meio de parcerias e incentivos, sem cobrar mensalidade de seus membros e aprendizes. A atuação do grupo, além da formação que obteve como curso de extensão da CIA Palavração da UFPR, em 2016, segue sendo no processo formativo, com oficinas permanentes, tanto praticas como teóricas, além de ofertar oficinas semanais e gratuitamente em quatro colégio públicos  do município(Colégios: Laranjeiras do Sul, Floriano Peixoto, Gildo Aluísio Chuck e José Marcondes Sobrinho).

“O TULS é uma grande oportunidade de acesso a cultura para nós que moramos numa cidade com muito pouca opção. É uma importante porta que se abre”, diz a aluna Letícia Cauani Marquardt (15), que participa da oficina de teatro, ofertada no Col. Laranjeiras do Sul.

“Participo desde o ano passado e gosto muito de poder descobrir mais sobre mim mesmo. A gente aprende a falar melhor, perder alguns cacoetes e no meu caso, tinha mania de gaguejar. Com os exercícios do teatro, já melhorei bastante”, diz o aluno Luiz Miguel Guimarães (15), também do Col. Laranjeiras.


Bagaços do TULS (Bagaçologistas)

Os Bagaços, é uma sátira do grupo, fazendo uma analogia com o nome da cidade Laranjeiras do Sul. Costumam iniciar a apresentação dizendo: “Diretamente de Laranjeiras do Sul, com humor citricamente ácido, com vocês, os bagaaaaaaacosssssssssss”. Os Bagaços é composto por cerca de 10 atores do TULS, que se identificaram também com a atuação como palhaço (habilidade específica do ator), e vêm realizando um trabalho semanal nos dois hospitais do município (São Lucas e São José), levando alegria aos internados, o que conforme afirmam especialistas tem resultado comprovado na recuperação de pacientes.

Programação de espetáculos do TULS

Além do núcleo principal da Associação TULS, sempre em formação, conforme descrito acima, atualmente o foco é no ensaio de quatro espetáculos envolvendo os alunos dos Colégios Estaduais, onde são ministradas as oficinas voluntárias. No final de outubro, o TULS, em parceria com a prefeitura municipal de Laranjeiras do Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul e Núcleo Regional de Educação (cujas escolas serão representadas), realizam a I Mostra de Teatro de Laranjeiras do Sul.

A participação do TULS no Festival de Inverno da UFPR, contribui fundamentalmente, tanto no conhecimento específico das Artes Cênicas, como no planejamento e realização de seus espetáculos e eventos futuros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.