VII Encontro regional dos Educadores e Educadoras das áreas de reforma agrária da região centro do Paraná

O colunista semanal de Comcafé, Alessandro Kominecki, que publica às segundas-feiras, é professor de Geografia, especialista em Educação do Campo e membro da APP-Sindicato núcleo de Laranjeiras do Sul. Atua como professor na rede estadual de ensino do Paraná.

Ainda não havia um Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra organizado e presente em todo o Brasil, menos ainda um Setor de Educação que desse conta de elaborar uma pedagogia específica aos povos do campo. O que havia era o anseio de uma parcela da sociedade, que lutava pelo direito a terra, em garantir uma educação justa e de qualidade ás crianças do campo.

O poder público não reconhecia a necessidade de educar os acampados e seus filhos. Com os anos de luta, o Setor de educação foi sendo concretizado em frentes de atuação, e já existem escolar itinerantes reconhecidas nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Na trajetória de luta e organização dos trabalhadores do campo que foi se construindo uma concepção de educação; mais do que inventar, o que esta sendo feito é recuperar algumas matrizes pedagógicas desvalorizadas pela sociedade capitalista: Pedagogia do trabalho, pedagogia da terra, pedagogia da história, pedagogia da organização coletiva, pedagogia da luta social e pedagogia da praxis. Que buscam refletir a todo tempo sobre o conjunto de práticas que fazem o dia a dia dos Sem Terra, lições, que permitam qualificar nossa intencionalidade educativa, o qual tem se chamado de Pedagogia do Movimento.

São mais de 25 linhas de ação do Setor de educação do movimento Sem Terra, uma delas com objetivo de “buscar qualificar a atuação das educadoras e educadores”, como também “ realizar atividades específicas de mobilização e de formação com crianças, adolescentes e jovens Sem Terra. Partindo desse pressuposto será realizado no próximo final de semana (07 e 08 de julho) o “VII Encontro regional dos Educadores e Educadoras das áreas de reforma agrária da região centro do Paraná”, em Quedas do Iguaçu, no colégio Estadual do Campo Chico Mendes, juntamente com demais instituições parceiras.

Com intuito de fortalecer a luta pela educação do Campo junto com outros movimentos e organizações da sociedade, o evento trará debates sobre a atual conjuntura educacional e seus desafios,  como também temas de Gênero, Sexualidade e corporeidade, Pedagogia e luta por educação do campo, e debates sobre os 100 anos de Revolução Russa e legado de Paulo Freire.

A resistência camponesa concretizou a educação pública, gratuita e de qualidade aos povos do campo, desde a educação infantil até a Universidade. E o “VII Encontro regional dos Educadores e Educadoras das áreas de reforma agrária da região centro do Paraná” é mais uma atapa desse processo, ou seja, de consolidação, mobilização e formação dos sujeitos que almejam uma educação digna aos povos do campo.

 “Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica”. Paulo Freire

 

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